Skip to content
Pedaço de carne com molho

O que é glutamato?

O glutamato existe em diferentes formas e com funções únicas! Aqui, você vai descobrir tudo sobre o aminoácido glutamato naturalmente presente nos alimentos, o realçador de sabor glutamato monossódico (MSG) e o glutamato como aminoácido não essencial produzido pelo nosso organismo.

O que é glutamato monossódico?

O glutamato monossódico, ou MSG, é um realçador de sabor usado na culinária do mundo todo. Ele é um dos responsáveis por conferir o gosto umami nas preparações.

O glutamato monossódico (MSG) é o sal sódico do glutamato, também conhecido como ácido glutâmico, um aminoácido encontrado naturalmente em alimentos como tomates, cogumelos e queijos.

Ele é produzido por meio da fermentação de ingredientes naturais, como a cana-de-açúcar ou o milho, resultando em cristais brancos parecidos com sal. Ao se dissolver na saliva, o glutamato se separa do sódio e ativa os receptores do gosto umami, o quinto gosto básico.

O que é umami?
Tijelas de madeira com cristais de glutamato monossódico

Glutamato e glutamato monossódico: tem diferença?

Alimentos variados em uma bancada branca, como salmão, queijo e vegetais

Sim! O ácido glutâmico, ou simplesmente glutamato, é um aminoácido não essencial, ou seja, é produzido pelo nosso corpo e também está presente naturalmente em alimentos como carnes, ovos e queijos.

O glutamato que o organismo fabrica é usado em funções essenciais, como a comunicação entre células nervosas, enquanto o glutamato dos alimentos participa do sabor e da nutrição.

Colher com cristais de glutamato monossódico

Já o glutamato monossódico (MSG) é uma versão isolada e purificada desse aminoácido, produzida de forma industrializada por meio de fermentação. Ele é usado para realçar o sabor dos alimentos, destacando o gosto umami.

Apesar das origens diferentes (um natural, outro industrializado), o corpo processa os dois da mesma forma. Ou seja, não há diferença para o organismo entre o glutamato encontrado nos alimentos e o do MSG.

Mulher pensativa com o dedo próximo aos lábios

Glutamato monossódico faz mal?

A resposta é não! Entenda os mitos e verdades sobre o glutamato.

Quais são os benefícios do glutamato e do glutamato monossódico?

O glutamato está envolvido em diversos processos do nosso corpo e pode trazer muitas vantagens no dia a dia.

Reduz em até 37% o sódio

Promove o aumento da salivação

Auxilia na digestão de proteínas

Confere mais sabor aos pratos do dia a dia

Contribui com a higiene bucal

Contribui com a nutrição e imunidade de idosos

Auxilia diretamente na saúde dos bebês

Melhora a aceitação alimentar de pacientes em quimioterapia

Veja o que um especialista tem a dizer

Nem tudo que é bom engorda! De fato, nem tudo que tem sabor agradável induz à obesidade. Por exemplo, o glutamato nos faz sentir o umami e prazer ao comer. É interessante que o glutamato (dos alimentos ou o glutamato monossódico – MSG) não tem sido relacionado à obesidade, é o que apontam várias pesquisas em adultos ou mesmo crianças. Estudos sugerem que o glutamato (inclusive o MSG) induz, no cérebro, sinais de saciedade e até mesmo para aumento do gasto energético.”

Dr. José Henrique Silva,

Dr. José Henrique Silva, Divisão de Nutrologia, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Coordenador de Equipe de Terapia Nutricional, ATN – Alimentar Terapia Nutricional.

Mas o que são aminoácidos?

Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas, estruturas fundamentais para o funcionamento do nosso corpo. Existem 20 tipos de aminoácidos, sendo 11 produzidos pelo próprio organismo (não essenciais) e 9 obtidos por meio da alimentação (essenciais). Eles participam da formação dos músculos, da pele, dos hormônios e de diversas funções biológicas.

O glutamato (ou ácido glutâmico) é um desses aminoácidos. Por isso, ele está diretamente relacionado a processos importantes, tanto no sabor dos alimentos quanto no metabolismo humano.

Além disso, o glutamato produzido pelo corpo atua como neurotransmissor no cérebro: ele ajuda a transmitir sinais entre os neurônios, sendo essencial para aprendizado, memória, percepção e movimento.

Moléculas de glutamato
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.