Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Harmonização umami é destaque em’ curso sensorial “Rodas de Sabores dos Vinhos” promovido pela ABS

abril/2022

Evento acontece nesta semana e convida os apaixonados por vinho a viverem uma experiência única com harmonização de queijos

São Paulo, abril de 2022 – A combinação de queijos e vinhos é uma das mais famosas experiências sensoriais da gastronomia. A harmonização proporciona o equilíbrio das características de ambos e destaca aromas, sabores e texturas. Para aqueles que desejam conhecer mais sobre o assunto e, até mesmo, aprender a identificar novas sensações de degustação, a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) de Mato Grosso oferece, hoje (28), o curso Rodas de Sabores dos Vinhos, associadas à harmonização com queijos.

Ministrado pela farmacêutica e doutora em Ciência dos Alimentos, Hellen Maluly, consultora do Comitê Umami, o curso irá ocorrer das 19h às 23h, no Espaço Class, localizado em Cuiabá.

Além de proporcionar a degustação de vinhos, a especialista aplicará um treinamento para identificação de sensações, com e sem harmonização, incluindo a combinação com queijos, alimento rico em umami, conhecido como o quinto gosto básico do paladar humano.

Hellen explica que os gostos salgado e umami, presentes nos queijos, anulam a acidez proporcionada pelo vinho e, assim, modificam a percepção sensorial. “O resultado desta harmonização se dá no consumo de uma bebida mais equilibrada e com menos acidez”, conta Maluly.

Entre os temas abordados no curso, os participantes poderão conhecer a história da criação da roda, como lê-la corretamente, quais os principais compostos presentes nos vinhos e como as interações crossmodais impactam a degustação, despertando outros sentidos. Participe!

Curso Sensorial Rodas de Sabores do Vinho
Data: 28/04/2022
Horário: 19h às 23h
Local: Rua das Hortênsias, 899 – Jardim Cuiabá
Valor: R$ 870,00
Garanta o seu convite: (65) 99209-1694

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: