Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Glutamato monossódico pode auxiliar no controle da pressão arterial | Imprensa

agosto/2015

Diminuir a quantidade de sódio da sua dieta é uma das principais formas de controlar a pressão arterial. Veja como o glutamato monossódico pode ajudar.

 

São Paulo, agosto de 2015 – O Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, recebeu nessa quinta-feira, 13 de agosto, o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, o principal evento sobre pressão arterial do País. O primeiro dia do encontro contou com o simpósio “5º gosto e Glutamato Monossódico: importantes aliados para a redução de sódio”, ministrado pelo Doutor Félix Reyes, professor titular de Toxicologia de Alimentos no Departamento de Ciência de Alimentos (DCA/UNICAMP).

No simpósio os participantes puderam entender como o glutamato monossódico, principal substância que proporciona o umami, quinto gosto do paladar humano, pode ser utilizado como um aliado na redução da ingestão de sódio. Isso é possível, pois, “o aditivo confere um sabor agradável e faz com que os indivíduos consumam uma menor quantidade de cloreto de sódio, já que possui 1/3 da quantidade de sódio presente no sal de cozinha”, apontou Reyes. Por exemplo, “se utilizarmos uma colher de chá de sal para fazer o arroz, podemos passar a usar ½ colher de chá de sal e ½ colher de chá de glutamato monossódico. Dessa forma, a aceitação será mantida e o teor de sódio reduzido”.

O consumo de sal no Brasil é um assunto muito sério. Atualmente, seu consumo per capita é de aproximadamente doze gramas, o que representa a ingestão de 4,7 gramas de sódio por dia – o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, 75% desse consumo vem do próprio sal de cozinha, “ou seja, a maior parte do sódio que consumimos vem do sal que utilizamos no preparo de alimentos em casa”, conta.

Sobre a quantidade de sal utilizada pela indústria, o professor explica: “de acordo com o Ministério da Saúde, mais de sete mil toneladas de cloreto de sódio já foram tirados da produção de alimentos industrializados, ou seja, podemos observar que a indústria está se adaptando a esse novo cenário. Porém, é importantíssimo que o brasileiro aprenda a controlar o uso do sal de cozinha, tanto na preparação dos alimentos como à mesa. A combinação com o glutamato monossódico pode ser um auxílio nessa mudança de hábito”, incentiva o especialista.

 

Novidade

Aprenda a reduzir o sódio de suas preparações com um jogo interativo desenvolvido pelo Portal Umami. Nele você vai descobrir a melhor forma de utilizar o glutamato monossódico em pratos simples do dia a dia, como arroz e o feijão, e a deixar a combinação preferida do brasileiro ainda mais saudável e saborosa com o gosto umami.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: