Dia Nacional do Milho: confira sete receitas para explorar o umami presente no ingrediente

Para fazer download das imagens em alta qualidade, acesse o link.
São Paulo, maio de 2026 – Celebrado em 24 de maio, o Dia Nacional do Milho homenageia um dos ingredientes mais presentes na culinária brasileira. Além de se destacar como uma excelente fonte de energia e de fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, o milho proporciona o gosto umami. Presente naturalmente no alimento, o aminoácido glutamato é o principal responsável em conferir o quinto gosto básico do paladar humano. Ele promove o aumento da salivação e torna os preparos ainda mais saborosos, contribuindo para uma experiência gastronômica mais agradável.
Aliada ao seu valor nutritivo, a versatilidade do milho o torna prático e fácil de incluir na rotina. Seja na praia ou na cidade, pode ser consumido de diversas formas e em diferentes preparos, como em saladas, sobremesas ou apenas com manteiga, proporcionando ainda mais sabor em refeições para diferentes momentos do dia.
Para celebrar a data e aproveitar melhor os benefícios do milho, explorando toda a sua versatilidade na cozinha, reunimos sete receitas práticas e saborosas do Portal Umami para testar em casa:
Tempo de preparo: 30 min (+ 50 minutos de forno)
Rendimento: 6 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
Massa
- 1 pacote de biscoito cream cracker triturado (130 g)
- 3 colheres (sopa) de margarina light sem sal
Recheio
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 1 e meia xícara (chá) de ricota amassada com o garfo (190 g)
- 3 ovos
- 1 caixinha de creme de leite light (200 g)
- meia colher (chá) de noz-moscada em pó
- meia colher (chá) de sal
- meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
- 1 lata de milho-verde cozido no vapor, escorrido (170 g)
- meia xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado (50 g)
Modo de preparo
- Faça a massa: em uma tigela grande, coloque o biscoito e a margarina, e mexa com as pontas dos dedos até obter uma farofa úmida.
- Transfira para uma assadeira redonda média de fundo removível (23 cm de diâmetro) e aperte com os dedos, forrando o fundo e a lateral da assadeira. Com o auxílio de um garfo, faça furos na massa e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos, sem deixar dourar. Retire do forno.
- Prepare o recheio: no copo do liquidificador, coloque o azeite, a ricota, os ovos, o creme de leite, a noz-moscada, o sal e AJI-NO-MOTO®, e bata na velocidade média por 1 minuto ou até ficar homogêneo.
- Junte o milho e bata no modo pulsar por 15 segundos ou até o milho ficar despedaçado. Disponha sobre a massa, salpique o queijo ralado e volte ao forno por mais 40 minutos ou até firmar o recheio e dourar a superfície. Retire do forno e sirva em seguida.
Dica: se preferir, congele a quiche em pedaços individuais, dispondo cada fatia em uma embalagem plástica ou recipiente próprio para congelador. Para descongelar, retire a fatia do congelador, remova o plástico e aqueça no micro-ondas por 2 minutos. Sirva em seguida.
Corn ribs (“Costelinhas” de milho)
Tempo de preparo: 25 min (+ 10 minutos de air fryer)
Rendimento: 2 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
- 2 espigas de milho pequenas (400 g)
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)
- meia colher (chá) de páprica picante (2 g)
- 2 pitadas de sal (0,8 g)
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida (15 g)
- 2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado fino (16 g)
- 1 colher (sopa) de coentro picado (5 g)
Modo de preparo
- Com uma faca e, com cuidado, corte a espiga de milho em quatro partes, no sentido do comprimento, e reserve.
- Em uma tigela grande, coloque o azeite de oliva, a páprica e o sal, e mexa.
- Junte o milho e misture até que o milho esteja completamente envolvido pelos temperos.
- Disponha na cesta da air fryer e leve a 200 graus, preaquecida, por 10 minutos ou até dourarem, e que o milho esteja cozido.
- Retire da air fryer, pincele a manteiga e salpique o queijo ralado e o coentro.
- Sirva em seguida.
Dica: para facilitar o corte da espiga em quatro partes, faça um corte na base da espiga para dar mais estabilidade.
Tempo de preparo: 25 min (+ 20 minutos de forno)
Rendimento: 8 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
- 4 ovos (200 g)
- 1 colher (chá) de sal (5 g)
- 2 xícaras (chá) de leite (400 ml)
- meia xícara (chá) de margarina sem sal (100 g)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (110 g)
- 1 e meia xícara (chá) de fubá (195 g)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (12 g)
- 200 g de queijo de coalho em cubinhos
Modo de preparo
- Na tigela da batedeira, coloque as claras de ovo e uma pitada do sal, e bata até espumar. Junte as gemas, o leite, a margarina e o restante do sal, e continue batendo até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture a farinha de trigo, o fubá e o fermento, delicadamente.
- Disponha em uma assadeira retangular (30 X 20 cm), untada e enfarinhada, espalhe o queijo de coalho e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até que inserindo um palito na superfície, este saia limpo.
- Retire do forno e sirva em seguida.
Dicas:
- Se não tiver batedeira, utilize o liquidificador para misturar os ingredientes, com exceção da farinha de trigo, fubá e fermento, que devem ser misturados delicadamente à parte.
- Se preferir, acrescente pedacinhos de linguiça calabresa defumada e frita à massa do bolo.
Creme de milho com renda de parmesão
Tempo de preparo: 25 min
Rendimento: 4 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de óleo (15 ml)
- 1 cebola pequena picada (100 g)
- 3 espigas de milho debulhadas (300 g)
- meia colher (chá) de sal (2,5 g)
- 1 xícara (chá) de água (200 ml)
- meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
Modo de preparo
- Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos ou até dourar.
- Retire do fogo e transfira para o copo do liquidificador. Acrescente o milho, o sal e a água, e bata em velocidade média por 2 minutos ou até obter um creme.
- Coe com o auxílio de uma peneira, volte à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por 7 minutos ou até engrossar. Retire do fogo e reserve aquecido.
- Em uma frigideira antiaderente média, espalhe o queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos ou até começar a dourar.
- Retire cuidadosamente com o auxílio de uma espátula e deixe esfriar até enrijecer.
- Quebre em pedaços grandes e sirva em seguida, como acompanhamento do creme de milho.
Salada de frango com molho de alho
Tempo de preparo: 25 min
Rendimento: 8 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de vagem cortada em rodelas grossas
- 1 cenoura pequena, em cubos médios
- 1 e meia xícara (chá) de água (300 ml)
- 1 e meia xícara (chá) de sobras de frango cozido e desfiado grosseiramente (150 g)
- 1 lata de milho-verde, escorrido (170 g)
- 1 copo de iogurte natural (170 g)
- 3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de folhas e talos de salsa picados
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 colher (chá) de sal
- meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
Modo de preparo
- Em uma panela média, coloque a vagem, a cenoura e a água, e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, por 10 minutos ou até a cenoura ficar macia. Retire do fogo, escorra a água e transfira os legumes para uma tigela grande. Junte o frango e o milho, e mexa. Acrescente o iogurte, o queijo, a salsa, o alho, o sal e AJI-NO-MOTO®, e misture.
- Sirva em seguida ou cubra e leve para a geladeira, até o momento de servir.
Tempo de preparo: 25 min (+ 12 horas de geladeira)
Rendimento: 24 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado (395 g)
- 1 e meia xícara (chá) de suco de milho (300 ml)
- 120 g de chocolate branco picado
- 1 e meia colher (sopa) de manteiga sem sal (22,5 g)
- 1 xícara (chá) de raspas de chocolate branco para enrolar
Modo de preparo
- Em uma panela média, coloque o leite condensado, o suco de milho, o chocolate branco e a manteiga, e leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos ou até soltar do fundo da panela.
- Transfira para uma tigela untada com manteiga, cubra com filme-plástico e leve à geladeira por, pelo menos, 12 horas antes de enrolar.
- Com as mãos levemente untadas com manteiga, enrole os brigadeiros e passe-os nas raspas de chocolate branco. Sirva em seguida.
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 10 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
- 5 espigas de milho grandes, com a palha (2,2 Kg)
- meia xícara (chá) de leite (100 ml)
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, derretida (15 g)
- 1 e meia xícara (chá) de açúcar (225 g)
- 1 pitada de sal (0,4 g)
Modo de preparo
- Com o auxílio de uma faca grande, corte as espigas de milho pela base e separe as palhas (reserve-as para a montagem). Corte as pontas das palhas e descarte-as.
- Com uma faca, debulhe as espigas de milho e transfira os grãos para o copo do liquidificador. Junte o leite, a manteiga, o açúcar e o sal, e bata em velocidade média, por 2 minutos ou até obter um creme.
- Lave as palhas do milho, afervente-as por 3 minutos e enxugue com papel-toalha. Dobre cada uma delas no formato de um cone, sobrepondo as laterais e deixando a parte de largura maior para cima. Segure o trespasse com os dedos e dobre a parte inferior do cone ao meio (para cima), formando um copinho. Encha-o com um pouco da mistura de milho.
- Envolva a parte superior do copinho com outra palha e dobre a parte que sobrou (ponta) da palha para o centro, repetindo o mesmo processo de modo a fechar a borda do primeiro copinho com esse segundo, em sentido inverso. Amarre com pedaços de barbante culinário.
- Cozinhe as pamonhas em água fervente, por 1 hora e 15 minutos ou até ficarem firmes.
- Retire do fogo, escorra e sirva morna ou em temperatura ambiente.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Ajinomoto do Brasil desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030. Clique aqui para conhecer mais sobre esses projetos.
A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes ODS:

Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo – processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 117 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2024, teve um faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3,6 bilhões. Para mais informações, visite www.ajinomoto.com.br.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL
FSB Comunicação
ajinomoto@fsb.com.br
Dia Nacional do Milho: confira sete receitas para explorar o umami presente no ingrediente
-
Telefone
+55 (11) 3165-9595 / 91665-8665
-
E-mail
umami@fsb.com.br