Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Celebre seu arraial com receitas típicas e repletas de umami

junho/2025

São Paulo, junho de 2025 – Já pensou em quais receitas preparar para tornar o seu arraial ainda mais saboroso? As festas juninas são marcadas por tradições que encantam e a gastronomia tem papel fundamental nesse cenário. Valorizar os sabores típicos desse período por meio de receitas diferentes, é também uma forma de reforçar vínculos afetivos e culturais e o umami pode ser um grande aliado nessa missão.

Conhecido como o quinto gosto do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo, o umami contribui para uma percepção mais profunda e prolongada dos sabores. “O quinto gosto realça as características naturais dos ingredientes e proporciona uma experiência mais equilibrada e prazerosa. Quando utilizamos o milho, por exemplo, que está presente em grande parte das receitas juninas e é rico em glutamato, aminoácido responsável por conferir o umami, conseguimos destacar ainda mais o sabor autêntico dos pratos”, afirma Lisiane Miura, chef do Comitê Umami.

Confira abaixo a seleção de receitas selecionadas especialmente para as festas juninas:

MASSA DE PASTEL
Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: cerca de 760 g de massa
Elaboração: Portal Umami

Ingredientes

-4 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo (500 g)
-1 ovo (50 g)
-2 colheres (sopa) de óleo (30 ml)
-1 colher (sopa) de aguardente (15 ml)
-Meia colher (chá) de sal (2,5 g)
-Meia colher (chá) de glutamato monossódico AJI-NO-MOTO® (2 g)
-1 xícara (chá) de água gelada (200 ml)

Modo de preparo

-Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo, faça uma cavidade no centro e disponha o ovo, o óleo, a aguardente, o sal e AJI-NO-MOTO®. Junte a água, aos poucos, e sove com as mãos até formar uma massa lisa e homogênea. Cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 40 minutos.
-Com o auxílio de um rolo, abra a massa bem fina (aproximadamente 2 mm de espessura) e corte em retângulos ou círculos. Distribua o recheio que desejar, dobre-os ao meio e feche as laterais com o auxílio de um garfo.
-Frite-os em imersão, em óleo quente, por 1 minuto de cada lado ou até dourarem. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.

Dicas:

  1. Com esta receita, é possível preparar 16 pastéis de tamanho pequeno.
  2. Com essa massa de pastel, você pode preparar recheios variados como carne, queijo, carne-seca e palmito.

CORN RIBS (“COSTELINHAS” DE MILHO)
Tempo de Preparo: 25 minutos (+ 10 minutos de air fryer)
Rendimento: 2 porções
Elaboração: Portal Umami

Ingredientes

-2 espigas de milho pequenas (400 g)
-1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)
-Meia colher (chá) de páprica picante (2 g)
-2 pitadas de sal (0,8 g)
-1 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida (15 g)
-2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado fino (16 g)
-1 colher (sopa) de coentro picado (5 g)

Modo de preparo

-Com uma faca e, com cuidado, corte a espiga de milho em 4 partes, no sentido do comprimento, e reserve.
-Em uma tigela grande, coloque o azeite de oliva, a páprica e o sal, e mexa.
-Junte o milho e misture até que o milho esteja completamente envolvido pelos temperos.
-Disponha na cesta da air fryer e leve a 200 graus, pré aquecida, por 10 minutos, ou até dourarem e que o milho esteja cozido.
-Retire da air fryer, pincele a manteiga e salpique o queijo ralado e o coentro.
-Sirva em seguida.

Dica: para facilitar o corte da espiga em 4 partes, faça um corte na base da espiga para dar mais estabilidade.

PAMONHA SALGADA

Tempo de Preparo: 2 horas
Rendimento: 10 porções
Elaboração: Portal Umami

Ingredientes

-10 espigas de milho-verde (2,2 kg)
-1 xícara (chá) de leite (200 ml)
-1 colher (sopa) de açúcar (12 g)
-2 colheres (chá) de sal (10 g)
-1 colher (sopa) de margarina (15 g)
-1 xícara (chá) de óleo de soja (200 ml)
-Meia colher (chá) de fermento em pó (2 g)
-100 g de queijo parmesão ralado
-Palhas para o cozimento das pamonhas

Modo de preparo

-Retire as palhas das espigas e reserve-as para o cozimento das pamonhas.
-Rale o milho ou retire os grãos com uma faca e bata no liquidificador com o leite até ficar homogêneo.
-Transfira o milho batido para uma panela, junte os demais ingredientes com exceção das palhas, e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e espere amornar.
-Lave e enxugue as palhas reservadas. Dobre cada uma delas no formato de um cone, sobrepondo as laterais e deixando a parte de largura maior para cima. Segure o trespasse com os dedos e dobre a parte inferior do cone ao meio (para cima), formando um copinho. Encha-o com um pouco da mistura de milho, feche como um pacotinho e amarre com barbante culinário.
-Cozinhe em água fervendo, por cerca de 1 hora, ou até a palha mudar de cor e ficar amarelada.
-Retire do fogo, escorra e sirva.

BOLO DE MILHO SALGADO

Tempo de Preparo: 25 minutos (+ 20 minutos de forno)
Rendimento: 8 porções
Elaboração: Portal Umami

Ingredientes

-4 ovos (200 g)
-1 colher (chá) de sal (5 g)
-2 xícaras (chá) de leite (400 ml)
-meia xícara (chá) de margarina sem sal (100 g)
-1 xícara de chá farinha de trigo (110 g)
-1 e meia xícara de chá de fubá (195 g)
-1 colher (sopa) de fermento em pó (12 g)
-200 g de queijo de coalho em cubinhos

Modo de preparo

-Na tigela da batedeira, coloque as claras de ovo e uma pitada do sal, e bata até espumar. Junte as gemas, o leite, a margarina e o restante do sal, e continue batendo até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture a farinha de trigo, o fubá e o fermento, delicadamente.
-Disponha em uma assadeira retangular (30 X 20 cm), untada e enfarinhada, espalhe o queijo de coalho e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 20 minutos, ou até que inserindo um palito na superfície, ele saia limpo.
-Retire do forno e sirva em seguida.

Dicas:

  1. Se não tiver batedeira, utilize o liquidificador para misturar os ingredientes, com exceção da farinha de trigo, fubá e fermento, que devem ser misturados delicadamente à parte.
  2. Se preferir, acrescente pedacinhos de linguiça calabresa defumada e frita à massa do bolo.

PAMONHA DOCE

Tempo de Preparo: 2 horas
Rendimento: 10 porções
Elaboração: Portal Umami

Ingredientes

-5 espigas de milho grandes com a palha (2,2 kg)
-Meia xícara (chá) de leite (100 ml)
-1 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida (15 g)
-1 e meia xícara (chá) de açúcar (225 g)
-1 pitada de sal (0,4 g)

Modo de preparo

-Com o auxílio de uma faca grande, corte as espigas de milho pela base e separe as palhas (reserve-as para a montagem). Corte as pontas das palhas e descarte-as.
-Com uma faca, debulhe as espigas de milho e transfira os grãos para o copo do liquidificador. Junte o leite, a manteiga, o açúcar e o sal, e bata em velocidade média, por 2 minutos, ou até obter um creme.
-Lave as palhas do milho, afervente-as por 3 minutos e enxugue com papel-toalha. Dobre cada uma delas no formato de um cone, sobrepondo as laterais e deixando a parte de largura maior para cima. Segure o trespasse com os dedos e dobre a parte inferior do cone ao meio (para cima), formando um copinho. Encha-o com um pouco da mistura de milho.
-Envolva a parte superior do copinho com outra palha e dobre a parte que sobrou (ponta) da palha para o centro, repetindo o mesmo processo de modo a fechar a borda do primeiro copinho com esse segundo, em sentido inverso. Amarre com pedaços de barbante culinário.
-Cozinhe as pamonhas em água fervente, por 1 hora e 15 minutos, ou até ficarem firmes.
-Retire do fogo, escorra e sirva morna ou em temperatura ambiente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Ajinomoto do Brasil desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030. Clique aqui para conhecer mais sobre esses projetos.

A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes ODS:

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo – processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões. Para mais informações, visite www.ajinomoto.com.br.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL

FSB Comunicação

ajinomoto@fsb.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: