Not support Recaptcha
Pular navegação
Gastronomia

Melhores peixes para preparar no churrasco

Assim como as carnes vermelhas, os pescados também podem fazer sucesso na brasa. Veja aqui os melhores peixes para preparar no churrasco.

Quem disse que churrasco só é bom se feito com carne vermelha? É certo que o queijo coalho e a asinha de frango também fazem parte dessa ocasião e não são carnes vermelhas. Mas, assim como eles, os peixes também podem participar da festa. Nutritivos, leves e umami, também são fontes de proteínas e ferro, mas quase nunca são convidados para o churrasco por conta da textura diferenciada, que pode amedrontar os churrasqueiros diante da grelha.

O maior desafio do churrasqueiro para conseguir um bom peixe na brasa é evitar que a carne se despedace ao ser manipulada, já que suas fibras são mais delicadas do que as da carne vermelha. O primeiro passo é escolher o peixe: ele deve ser gordo e firme, como peixes de água salgada, entre eles sardinha, anchova, tainha, dourado-do-mar, pintado, atum e salmão. Já o bacalhau, o linguado e a tilápia não são tão recomendados por terem a carne muito delicada, que pode se desfazer com facilidade.

Outro segredo não está propriamente no peixe, e sim na grelha. É muito comum que a carne do peixe grude no metal quando aquecida, o que despedaça a carne facilmente.

É importante limpar bem a grelha com uma escova de inox para remover os restos de churrascos anteriores. Depois, untá-la com um papel toalha embebido em óleo de cozinha para lubrificá-la (há quem prefira untar o peixe e não a grelha). Por fim, deve-se deixar a chapa aquecendo por cerca de dez minutos ou mais antes de colocar o pescado para assar. A alta temperatura “sela” a carne, impedindo sua adesão.

Além disso, vale uma dica fundamental: uma grelha dupla pode ajudar imensamente no resultado final, já que é muito mais seguro virar a carne assim do que com uma espátula

Caso o churrasqueiro opte por um filé, o lado com pele deve ser colocado para assar primeiro. Cada lado deve ficar na grelha por aproximadamente cinco minutos antes de virar – quando a carne começar a ficar opaca é sinal de que está na hora de trocar de posição. Se a opção for o peixe inteiro, lave e limpe, mas não remova a pele. Nesse caso o tempo de preparo é maior: cerca de 30 minutos.

Abaixo, listamos os tipos de peixe mais recomendados para o seu churrasco:

 

Atum
Com carne firme e de sabor marcante, o atum pode ir direto para a grelha tranquilamente, já que é mais fácil de manipular.

Vermelho Cioba
De sabor suave, é outro que aguenta bem na grelha. Deve ser assado com a pele, que ajuda a carne a não assar demais.

Salmão
Bastante versátil e querido de muitos brasileiros, combina com uma série de temperos.

Dourado-do-mar
Carne clara e de sabor suave, mas com textura firme, ótima para ser assada.

Peixe-espada
Outra carne versátil, com textura apropriada para assar na grelha, geralmente encontrada somente em filés.

Compartilhar

Artigos relacionados

Veja todos os artigos