Not support Recaptcha
Pular navegação
Gastronomia

Dia Mundial Sem Carne: Aproveite a data para experimentar receitas vegetarianas e ricas em umami

Celebrado no dia 20 de março, o movimento propõe um dia inteiro sem ingestão de proteína animal, promovendo reflexões e novos hábitos alimentares

São Paulo, março de 2022 – Você já ouviu falar sobre o Dia Mundial Sem Carne? Celebrado anualmente no dia 20 de março, a data surgiu em 1985, por meio do ativismo da ONG americana Farm Animal Rights Movement (FARM), que defende os direitos dos animais e o veganismo.

O movimento propõe um dia inteiro sem ingestão de proteína animal, promovendo uma reflexão sobre os impactos que o consumo de carne traz para o meio ambiente e para a sociedade. Segundo dados da Sociedade Vegetariana Brasileira, uma pessoa sem comer carne durante um dia pode economizar 3.400 litros de água, além de reduzir 14kg de emissão de CO2 na atmosfera.

Para quem deseja se aventurar no dia ou até mesmo mudar os hábitos alimentares, o chef do Comitê Umami, Matheus Aguiar, separou algumas dicas para dar o primeiro passo com alimentos ricos em umami, despertando o quinto gosto do paladar humano.

“O quinto gosto, o umami, pode ajudar a inovar o cardápio e propor novas experiências de sabores, além de benefícios à saúde, como o aumento da salivação e prolongamento do sabor, características que interferem diretamente na aceitação alimentar, principalmente de crianças e idosos”, explica. Alimentos como tomate, batata, alho, brócolis, repolho, cogumelos, entre outros vegetais, são ricos em umami e dão um toque especial na comida.

Assim, pensando em proporcionar experiências deliciosas, o Comitê Umami separou duas opções de receitas para celebrar a data. Confira e experimente!

 

COGUMELOS RECHEADOS COM QUEIJO

Tempo de preparo: 20 minutos (+ 10 minutos de forno) Serve: 6 porções

INGREDIENTES:

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)
  • 1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas (100 g)
  • 3 colheres (sopa) de tomate seco picado
  • meia xícara (chá) de queijo tipo gouda picado (60 g)
  • 1 colher (sopa) de salsa picada (5 g)
  • meia colher (chá) de sal (2,5 g)
  • 20 cogumelos paris grandes, sem os talos (400 g)

MODO DE PREPARO:

Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Retire do fogo, transfira para uma tigela e junte o tomate seco, o queijo, a salsa e o sal. Misture bem e reserve.
Retire a parte interna dos cogumelos e disponha-os em uma fôrma untada. Recheie com a mistura reservada e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 5 minutos, ou até o queijo derreter.
Retire do forno e sirva em seguida.

 

 

LASANHA DE ABOBRINHA COM TOFU

Tempo de preparo: 30 minutos (+ 20 minutos de forno) Serve: 6 porções

 

INGREDIENTES:

  • 2 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja granulada (140 g)
  • 2 colheres (chá) de sal (10 g)
  • 3 xícaras (chá) de água (600 ml)
  • 2 embalagens de polpa de tomate (1,040 kg)
  • 2 abobrinhas médias cortadas em fatias finas, no sentido do comprimento (500 g)
  • 300 g de massa de lasanha fresca pré-cozida

CREME DE TOFU:

  • 500 g de tofu cortado em cubos
  • 1 colher (sopa) de suco de limão (15 ml)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
  • 1 e meia colher (chá) de sal (7,5 g)
  • 1 xícara (chá) de tomate-seco bem picado (150 g)

MODO DE PREPARO:

Em uma panela grande, coloque a proteína de soja, o sal, 2 xícaras (chá) de água e a polpa de tomate, leve ao fogo alto, com a panela semi-tampada, por 8 minutos, ou até a proteína de soja hidratar. Retire do fogo e reserve.
Em uma panela média, coloque a água restante e leve ao fogo alto até ferver, junte a abobrinha e deixe cozinhar, com a panela semi-tampada, por 5 minutos, ou até a abobrinha começar a murchar. Escorra e reserve.
Enquanto isso, faça o creme de tofu: no copo do liquidificador, coloque o tofu, o suco de limão, o azeite e o sal, e bata em potência mínima até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture o tomate-seco.
Montagem: em um refratário grande, faça camadas com o molho, a massa, a abobrinha e o creme de tofu. Cubra com papel-alumínio, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até aquecer bem.
Retire do forno e sirva em seguida.

Dicas:
1 –
Se desejar, antes de levar a lasanha ao forno polvilhe queijo parmesão ralado sobre a superfície.
2 – Monte a lasanha logo após o cozimento da abobrinha para que ela não continue cozinhando e amoleça.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação

(11) 2548-0720 / 2894-5607

Larissa Leão | Jéssica Maia | Maira Manesco

umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar

Artigos relacionados

Veja todos os artigos