Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Chef dá dicas para preparar almoço do Dia das Mães digno de restaurante

maio/2021

Receita de salmão com legumes é opção saborosa para a refeição em casa

Maio de 2021 – No próximo dia 9 de maio é comemorado o Dia das Mães no Brasil. Devido ao isolamento social estabelecido para impedir a disseminação do coronavírus, é preciso descobrir novas maneiras de celebrar as datas especiais com segurança.

Para ajudar nessa tarefa, a chef de cozinha e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, traz um passo a passo da receita de Salmão com Legumes e dá instruções para preparar um almoço digno de uma cozinha profissional em casa. “Embora nada substitua uma refeição no melhor restaurante, é possível criar sua própria experiência gastronômica sem sair de casa. Esse prato reúne ingredientes saborosos, como o peixe que confere o gosto umami”, explica a especialista, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, responsável pelo prolongamento do sabor e aumento da salivação.

A chef dá dicas para quem poderá passar a data perto da família e deseja tornar a refeição ainda mais especial. “Prepare a comida com antecedência e pense nos detalhes da composição da mesa com uma toalha ou jogo americano, invista em uma iluminação com velas e aposte na decoração. Outro item indispensável é a entradinha: com três tipos de pães na cestinha e dois patês é possível fazer um aperitivo delicioso. Por fim e não menos importante, faça uma seleção especial de músicas”, finaliza a especialista.

Confira a receita:

SALMÃO COM LEGUMES

Ingredientes

4 pedaços de filé de salmão, sem pele (1 kg)
Suco de 1 limão (30 ml)
1 e meia colher (chá) de sal (7,5 g)
1 xícara (chá) de ramos de couve-flor (70 g)
1 xícara (chá) de ramos de brócolis (70 g)
1 cenoura média cortada em rodelas (150 g)
10 vagens cortadas em 3 partes (100 g)
4 colheres (chá) de azeite de oliva (20 ml)

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, coloque o peixe e tempere-o com o suco de limão e 1 colher (chá) do sal. Cubra com filme plástico e deixe tomar gosto na geladeira por, pelo menos, 15 minutos. Reserve.
  2. Disponha cada filé sobre um pedaço de papel-alumínio (25 x 30 cm).
  3. Cubra com os legumes e regue cada porção com um pouco do suco da marinada e 1 colher (chá) do azeite previamente misturado com o sal restante.
  4. Feche bem os pacotes, deixando um espaço no interior para a circulação do ar, e acomode-os em uma assadeira grande. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos.
  5. Retire do forno e, com cuidado para não se queimar, abra os papelotes. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos (+ 15 minutos de geladeira + 30 minutos de forno).

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami. 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: