Aprenda a fazer o seu próprio pão, um dos alimentos mais populares do mundo. Separamos algumas dicas básicas.

 

Quem não ama um pão quentinho? E não há nada que supere aquele cheiro maravilhoso de pão caseiro recém-tirado do forno se espalhando pela casa toda.  Se você também ficou com água na boca só de pensar, salve as dicas que separamos abaixo:

Escolha uma receita e separe os itens necessários

Para começar, escolha uma receita de sua preferência (que pode ser salgada ou doce) e separe todos os ingredientes necessários para executá-la. O ideal é ter uma balança ou medidores de ingredientes como xícaras ou colheres para medir as quantidades corretas de cada item. Hoje em dia é possível encontrar balanças digitais por preços mais acessíveis.

Fermento: qual usar?

Você pode usar o fermento biológico industrializado, que é vendido fresco (em tabletes) ou seco (em envelopes ou potes). Os dois tipos exercem a mesma função. Porém, a quantidade a ser utilizada nas receitas é diferente. Para você ter uma ideia, um tablete de fermento biológico fresco (15 g) equivale à meia colher (sopa) de fermento biológico seco (5 g).

Há também o levain, um fermento natural que pode ser feito em casa. Ele leva alguns dias para ficar pronto para uso e, quando bem armazenado, pode durar muitos anos! Um pão preparado com o levain fica com o aspecto mais rústico e cheio de alvéolos (cavidades internas no miolo do pão que são formadas por bolhas de gás).

Atenção à temperatura dos ingredientes

Ingredientes líquidos, como água ou leite, devem ser utilizados em temperatura morna (nem frios nem quentes demais). Outros alimentos, como ovo e manteiga, devem estar em temperatura ambiente. Então, se você os mantém na geladeira, tire um pouco antes de iniciar a receita.

Aprenda a sovar a massa

Para fazer um bom pão você precisa de tempo e paciência. O segredo também está na sova. Boa parte dos pães necessita de um tempo de sova para que se formem as redes de glúten, que é um tipo de proteína presente no trigo. São essas redes que darão estrutura ao pão, deixando-o aerado e fofo.

Existem algumas formas diferentes de sovar a massa de pão, mas o jeito mais simples é este: Coloque a massa em uma superfície lisa e limpa, como uma bancada de mármore. Dobre a massa ao meio e vá empurrando-a para frente com a palma das mãos até chegar a textura indicada pela receita (geralmente ela está grudenta no começo, mas após alguns minutos de sova vai ficando mais uniforme e elástica).

Respeite o tempo de descanso 

Geralmente, a massa de pão precisa descansar por um tempo antes de ir ao forno. O tempo pode variar conforme a receita e a temperatura ambiente. Em dias mais quentes, a massa pode crescer mais rápido do que em dias frios. Não adianta ficar com pressa e assar antes da hora, pois se você não deixar a massa descansar o necessário, o resultado não será igual. Lembre-se de cobrir a massa enquanto ela descansa, para não ressecar.

Dicas para assar o pão

Preaqueça o forno antes de colocar o pão para assar. Muitas receitas indicam a temperatura média de 180 graus (mas pode haver diferenças entre os fornos). Se o forno estiver quente demais, o pão pode dourar por fora e ficar cru por dentro. 

Dica bônus: não tenha medo de tentar! É normal errarmos alguma coisa na primeira vez que preparamos uma receita, mas na próxima vez já sabemos como corrigir o erro. Além disso, com a prática, você vai se familiarizando com o preparo, a sova, tempo de forno etc. E quanto mais prática, maior a chance do seu pão caseiro ficar uma delícia!