Uma das principais dicas para não errar é tentar equilibrar o nível de açúcar do vinho e do doce. Saiba como.

 

Para quem ama um doce, a hora da sobremesa é a melhor parte da refeição. E se você também é fã de vinho, esse momento pode ficar ainda melhor. Já pensou em harmonizar os dois? Acha que não combina? Saiba que apreciar a bebida com um docinho pode ser uma ótima pedida. Mas para não haver confusão de sabores, é preciso escolher o vinho que combina melhor com cada tipo de doce.

Uma das principais dicas para não errar é tentar equilibrar o nível de açúcar do vinho e do doce, para que eles se complementem e um não sobreponha o sabor do outro.

Quando falamos de consistência, a lógica é a mesma. Para sobremesas refrescantes e leves, como aquelas feitas com frutas, o ideal é optar por vinhos mais leves também. Já para pratos mais pesados ou gordurosos, por exemplo, o ideal é optar por vinhos mais fortes e encorpados.

Para as sobremesas que são muito doces, também é interessante optar por um vinho mais ácido.

Veja abaixo alguns exemplos de harmonização:

  • Sobremesas com chocolate: doces feitos com chocolate, como trufas, brigadeiros, brownies, vão bem com vinhos de sabores fortes, marcantes e encorpados, como vinhos do porto, ou um tinto de sobremesa. O ideal é que o chocolate tenha entre 50% e 70% de cacau, ou seja, menos doce e com menos gordura.
    Dica -> Vinhos licorosos também são tendência, pois são aqueles em que são adicionados álcool vínico em seu processo de vinificação e que caem super bem até com chocolate ao leite.
  • Sobremesas com frutas: para sobremesas como tortas doces ou bolos sem recheio, o ideal é optar por vinhos leves ou cítricos. Vinhos brancos ou espumantes moscatel são os mais indicados.
  • Sobremesas com café: doces que contêm café, como tiramissu e affogato, combinam com vinhos que lembrem esse aroma. Uma ótima opção é o vinho marsala.

Lembre-se que não existe regra para combinar os sabores perfeitamente. As dicas têm o objetivo de criar uma harmonia que seja agradável ao paladar. Experimente novas combinações e descubra o que te agrada mais!