O ano de 2020 trouxe uma realidade diferente para grande parte da população. Devido à pandemia do novo coronavírus, passamos a ficar muito mais tempo em casa e muitas pessoas que não tinham o hábito de preparar a própria refeição agora estão se arriscando na cozinha para não depender apenas dos serviços de delivery.

Para quem ainda está se familiarizando com o fogão, não é preciso se desesperar. É normal ficar um pouco perdido no começo. Listamos algumas dicas que podem te ajudar nessa empreitada:

 

1. Escolha ingredientes de que você gosta

Pense nas coisas que você mais gosta de comer e depois procure receitas com esses alimentos. Por exemplo, se você ama milho, há uma série de pratos que destacam esse alimento. Se você se interessa pela culinária italiana, pode começar com um molho de tomate caseiro para acompanhar uma massa pronta. Assim será mais fácil você se animar e gostar do resultado final.

 

2. Vá experimentando enquanto cozinha

Sempre que estiver cozinhando algo, experimente para checar se a textura está boa ou se precisa adicionar mais algum ingrediente. Lembre-se de sempre lavar a colher antes de utilizá-la no preparo novamente. Assim você conseguirá garantir o sabor que deseja quando o prato ficar pronto. Mas tome cuidado para não se queimar.

 

3. Não se esqueça de usar temperos

Quando falamos em comida gostosa, os temperos fazem toda a diferença. São eles que dão sabor aos pratos: sal, pimenta, alho, cebola, salsa, cominho… existe um mundo de opções. Mas não se esqueça da dica anterior: ir experimentando para alcançar o que deseja.

 

4. Organize a bancada e os ingredientes antes de começar

Confira se você tem todos os ingredientes necessários antes de começar a receita. Isso é muito importante, porque ninguém merece começar a fazer um estrogonofe e descobrir depois que está faltando o creme de leite, né? Além disso, estar com bancada organizada e limpa torna o processo bem mais prático.

 

5. Invista em receitas de uma panela só

Procure receitas que podem ser feitas com apenas uma panela ou assadeira. Carne com legumes, massas simples, risotos ou vegetais assados no forno, por exemplo, são boas opções para quem está começando, porque são práticas, sujam menos louça e economizam tempo.

 

6. Cozinhe sem pressa

Tente não fazer a comida correndo, pois isso aumenta muito as chances de se queimar, se cortar ou derrubar algo, principalmente para quem é novato no assunto. Manter a calma na cozinha é muito importante. Para algumas pessoas, cozinhar acaba se tornando um momento muito prazeroso e até terapêutico!