Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Chef ensina a fazer espaguete com cogumelos para comemorar o Dia dos Namorados em casa

junho/2020

Cozinhar para o outro é uma das maneiras mais antigas de expressar afeto. Surpreenda! 

Junho de 2020 –  Que tal fazer uma refeição do zero neste Dia dos Namorados? Para quem quer presentear seu amor com algo especial, nada melhor do que preparar um jantar particular. Até os menos experientes na cozinha podem se aventurar nesse prato que a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, escolheu para representar o ‘dia do amor’: espaguete com cogumelos.

A chef explica que a comida é reconfortante e que cozinhar para o outro é uma das maneiras mais antigas de expressar afeto. “Um jantar romântico pode tornar uma noite comum em uma experiência fantástica. A combinação da massa com os cogumelos oferece o requinte e o sabor que esse dia merece”, afirma Lisiane. Os cogumelos shiitake e shimeji são ricos em proteínas e conferem umami, o quinto gosto básico do paladar humano, que ajuda a realçar todos os outros gostos presentes na refeição, proporcionando uma explosão agradável ao paladar.

E para finalizar, Lisiane indica combinar o cardápio com um vinho tinto. “Adicione uma boa garrafa de vinho, algumas velas e aproveite. O ideal são os vinhos leves, dê preferência àqueles que tenham em sua composição uvas Pinot Noir ou Carmenére”, completa.

Confira o modo de preparo:

ESPAGUETE COM COGUMELOS

Ingredientes
1 pedaço de 7 cm de alga kombu
1 xícara (chá) de água (200 ml)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
1 unidade de cebola em tiras finas
300 g de cogumelos shimeji
300 g de cogumelos shiitake
2 colheres (sopa) de molho shoyu (30 ml)
500 g de espaguete cozido “al dente”
3 colheres (sopa) de manteiga gelada (45 g)
4 colheres (sopa) de katsuobushi (flocos de peixe bonito)
2 colheres (sopa) de alga nori cortada em tiras finas

Modo de Preparo

1) Em uma tigela, coloque a alga kombu de molho na água por 10 minutos. Transfira para uma panela pequena e leve ao fogo baixo por 20 minutos, tendo o cuidado para não deixar ferver. Retire do fogo e reserve.
2) Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e refogue por 1 minuto, ou até ficar transparente.
3) Adicione os cogumelos e refogue-os por 5 minutos ou até começarem a murchar. Acrescente o caldo do de alga kombu reservado e o shoyu. Cozinhe por 3 minutos, para que os cogumelos soltem seu sabor natural.
4) Retire do fogo, junte a manteiga e mexa até derreter. Acrescente o espaguete cozido e misture até envolver o macarrão pelo molho.
6) Distribua o katsuobushi e o nori por cima e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções.
Tempo de preparo: 40 minutos.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
Evelyn Spada (11) 99780-3314
Ana Luiza Antunes (11) 95785-0207
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: