Ricos em vitaminas e minerais, os sucos funcionais são excelentes opções para repor o líquido ao organismo e se manter hidratado constantemente. 

Janeiro de 2020 – Verão é a época certa para testar sabores refrescantes e driblar o calor intenso. As altas temperaturas, típicas da estação, exigem atenção redobrada com a quantidade de líquidos ingeridos. O baixo consumo pode levar à desidratação, sintoma recorrente neste período. Ricos em vitaminas e minerais, os sucos funcionais são excelentes opções para repor o líquido ao organismo e se manter hidratado constantemente.

Pensando nisso, nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, selecionou três dicas de sucos com ingredientes umami – quinto gosto do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo -, para se deliciar enquanto o calor não dá uma trégua.

Suco de Cenoura
Esta é a opção certa para quem deseja manter o bronzeado em dia. Isso porque a cenoura proporciona maior produção de melanina devido às vitaminas C, B2, B3 e betacaroteno – substância antioxidante precursora de vitamina A, que confere a famosa cor do verão. “Além disso, o vegetal é um alimento umami, gosto que tem como característica o prolongamento do sabor na boca. Quem quiser, pode acrescentar laranja, gengibre ou limão ao suco”, destaca a nutricionista.

Suco de Tomate
Outro ingrediente clássico que confere o gosto umami, o tomate é uma excelente alternativa para a preparação de sucos. Por possuir grande quantidade de água, é ótimo para repor líquidos no organismo. “Este fruto é fonte de licopeno, um pigmento antioxidante que pode prevenir a degeneração das células. É interessante cozinhar um pouco o tomate antes de fazer o suco para que ele fique mais apetitoso. Talo de salsão e umas gotas de molho de pimenta também ficam ótimos no suco de tomate”, aconselha Graciela.

Suco de Milho
Além de uma opção deliciosa e leve, o suco de milho é extremamente saudável. “O milho é um alimento que auxilia na melhoria do trânsito intestinal, contribui para a redução de colesterol, fortalece o sistema imunológico e é rico em carboidrato. Sem contar a alta concentração do gosto umami. Uma dica para deixar o suco ainda mais saboroso é acrescentar água de coco à mistura”, destaca a especialista.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Ana Luiza e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br