Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Primeira infância: atenção especial para o desenvolvimento do paladar | Imprensa

janeiro/2019

Janeiro de 2018 – Crucial nos dois primeiros anos de vida do ser humano, o desenvolvimento do paladar começa pouco depois do nascimento, com a primeira amamentação. Durante os primeiros seis meses de vida, é recomendado que a criança se alimente, exclusivamente, do leite materno, e é nesse momento que ela começa a ter contato com os gostos.

O leite materno é composto por diversas substâncias como vitaminas, cálcio, ferro, gorduras, lactose e aminoácidos. O que poucos sabem é que o ácido glutâmico, responsável por conferir o gosto umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano – é o mais abundante quando comparado aos demais aminoácidos e tem papel essencial no desenvolvimento dos bebês.

De acordo com a nutricionista e doutora em Ciência dos Alimentos, Ilana Elman, a introdução alimentar deve ser realizada de forma adequada. “Deve-se apresentar para a criança todos os gostos: doce, salgado, azedo, amargo e umami. Para isso, algumas medidas devem ser tomadas, como não misturar vários tipos de alimentos ao introduzir as famosas papinhas, auxiliando-a a conhecer os alimentos e diferenciá-los futuramente”, explica.

Com o constante desenvolvimento após o período de amamentação e com o passar dos anos, a criança pode não aceitar alguns tipos de alimentos. “Em casos de não aceitação de um determinado alimento, é recomendado que os responsáveis insistam na oferta, mas não forçando ou impondo, pois esse mesmo alimento pode vir a ser aceito em outro momento”, ressalta Elman.

Para evitar a apresentação incorreta dos alimentos, é ideal não adicionar açúcar a frutas e sucos e tomar cuidado com temperos fortes nas refeições. Se desde a infância a pessoa se acostumar a tomar suco de laranja com açúcar, por exemplo, ela possivelmente não conhecerá o sabor real da laranja e vai manter o hábito da adição do açúcar para a vida adulta.

Outro ponto de atenção sobre o assunto é que é comum as crianças rejeitarem certos alimentos se não forem oferecidos em casa ou se não forem ingeridos pelos seus familiares. “É preciso ter em mente que a refeição em família, além de ser um momento de prazer e diversão, também ajudará no desenvolvimento de bons hábitos”, finaliza a nutricionista.

Quando a introdução alimentar é feita de forma adequada, ela contribui de forma direta para o desenvolvimento correto do paladar e, assim, favorece os bons hábitos alimentares, inclusive na vida adulta, contribuindo para a saúde, longevidade e qualidade de vida.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: