Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Halloween: receita com abóbora para comemorar o Dia das Bruxas | Imprensa

outubro/2018

Outubro de 2018 – Doces, fantasias, travessuras e diversão… O Halloween está chegando!

Originalmente chamado de Samhain, a celebração celta marcava o início do inverno de acordo com o calendário gregoriano adotado no século XVI. Sua popularização aconteceu após a chegada dos irlandeses aos Estados Unidos, quando os norte-americanos adotaram as máscaras e criaram uma prática parecida com o atual “trick or treat”, mais conhecido como “gostosuras ou travessuras”.

A comemoração ganhou o mundo e, no dia 31 de outubro, milhares de adeptos no Brasil celebram o dia com os amigos ou contando histórias em família. E para que a reunião fique ainda mais saborosa, Lisiane Miura, chef e nutricionista do Comitê Umami, organização responsável pela disseminação do quinto gosto, indica uma receita especial: Ravióli de Chia com Abóbora. “Aposte em preparações com abóbora! Além de muito nutritiva, ela se tornou um dos principais símbolos da festa de Halloween. Um exemplo tradicional é o enfeite feito com uma abóbora iluminada, popularmente conhecida como jack-o’-lantern”, explica Lisiane. Confira o modo de preparo:

 

Ravióli de Chia com Abóbora

Ingredientes:

2 pedaços médios de abóbora (180 g)
1/3 de xícara de leite de coco (80 ml)
1 colher (sopa) de chia (10 g)
½ xícara de farinha de inhame (80 g)
1/3 de xícara de farinha de arroz integral (40 g)
1 colher (sopa) de óleo de coco (15 ml)
1 colher (chá) de sal (5 g), e mais para temperar a abóbora

MODO DE PREPARO

1. Coloque a abóbora em uma panela, cubra com água e cozinhe por 20 a 25 minutos, até amolecer. Retire da água e amasse com um garfo, temperando com um pouco de sal.
2. Aqueça o leite de coco até amornar. Desligue o fogo, junte a chia e espere alguns minutos até ela hidratar.
3. Coloque as farinhas, o óleo de coco e o sal em uma tigela. Junte o leite de coco com a chia e amasse bem até obter uma massa homogênea.
4. Espalhe um pouco de farinha de arroz na bancada. Abra a massa dentro de um saco plástico, usando um rolo para formar um retângulo fino.
5. Distribua colheradas do recheio da abóbora, deixando um espaço de dois dedos entre uma e outra. Feche a massa com cuidado, pois ela é frágil. Corte os raviólis e amasse as bordas com um garfo para fechar bem.
6. Em uma panela grande com água fervente, coloque devagar os raviólis para cozinhar. Quando subirem à superfície, retire-os delicadamente com a escumadeira. Sirva quente, com o molho de sua preferência.

Receita do livro “Detox Dia a Dia”, de Astrid Pfeiffer, da Editora Alaúde.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: