Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Drink Bloody Mary é opção umami para festas de final de ano | Imprensa

novembro/2017

Bebida desenvolvida pelo Chef Richard Ricelle garante o quinto gosto acentuado. Veja aqui a receita e veja que o umami pode estar também em bebidas.

São Paulo, novembro de 2017 – Com muitos feriados em novembro, o mês que antecede as principais festas do ano acabará em um piscar de olhos. Por isso, já é hora de começar os preparativos para os eventos do trabalho, o encontro com os amigos, a chegada do Natal e a tão esperada virada de ano. Para acompanhar todas essas reuniões, o Comitê Umami tem uma sugestão especial: o drink Bloody Mary Umami.

Desenvolvida pelo chef Richard Ricelle, a bebida possui o umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano – em evidência, por conta dos tomates e do glutamato monossódico, um realçador de sabor que também proporciona o quinto gosto. A dica é harmonizar o drink com frutos do mar, ostras e pratos que contenham carne.

Confira os ingredientes e o modo de preparo:

 

Bloody Mary Umami

Ingredientes

1 dose de vodka
200 ml de polpa de tomate pelado
1 colher de sopa de glutamato monossódico
6 gotas de molho inglês
3 gotas de pimenta tabasco
6 gotas de suco de limão
1 tomatinho cereja para decoração
1 talo de salsão para decoração
6 pedras de gelo

Modo de Preparo

Pegue o tomate, bata no liquidificador e depois passe em uma peneira.
Coloque o suco de tomate peneirado, o gelo, a vodka, o molho inglês, o tabasco e o suco de limão em uma coqueteleira e bata por 1 minuto.
Com 1/4 de limão passe na borda de um copo de caipirinha e faça uma pequena borda de glutamato.
Coloque o suco de tomate temperado sem o gelo.
Decore com o salsão e o tomatinho cereja.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/GostoUmami e instagram.com/ogostoumami.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: