Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Feriado da Independência: receita do famoso pastel de feira | Imprensa

setembro/2017

Mais um feriado se aproxima e a maioria das pessoas já tem planos para aproveitar bastante a folga, seja uma viagem, visita à família, maratona de filmes e séries ou aquele famoso barzinho com amigos que está sendo remarcado faz tempo. Não importa a ocasião, tudo fica melhor quando acompanhando de bons petiscos.

Para a data, o Comitê Umami separou uma receita de pastel de feira da Chef Benê Ricardo, a primeira mulher a se formar em gastronomia no Brasil pelo Senac, em 1981. A preparação se torna ainda mais interessante pela presença do umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano, por conta do ovo e, principalmente, do glutamato monossódico. Esse é o segredo da Chef Benê. Para sentir o gosto umami é preciso prestar atenção nas características básicas: o aumento da salivação e o prolongamento do sabor. E não para por aí, o umami também é benéfico para a saúde, auxiliando na digestão de proteínas e na higiene bucal.

Confira o modo de preparo:

Pastel de Feira

Ingredientes

1 quilo de farinha de trigo
1 ¼ xícara (chá) de água (310 ml)
8 colheres (sopa) de óleo (64 g)
1 ovo batido (50 g)
2 colheres (chá) de sal (10 g)
2 colheres (chá) de glutamato de monossódico (8 g)

Modo de preparo

Faça um monte com a farinha de trigo, cave um buraco no centro e coloque a água, o óleo e o ovo batido. Por último, acrescente o sal e o glutamato monossódico. Com a ponta dos dedos, misture aos poucos até que fique uma massa uniforme, trabalhando-a com a mão até tornar-se lisa e homogênea.
Divida a massa em três partes. Passe-as em um cilindro quatro vezes para deixá-las bem homogêneas e elásticas. Abra cada parte da massa com o cilindro ou com o rolo, de forma que fique bem fina e com a mesma espessura.
Corte com uma forma redonda ou em retângulos (como os da feira), recheie com o seu sabor preferido e frite em abundante óleo quente.
Dica: Coloque uma colher bem cheia de recheio para cada pastel.

Rendimento: 20 unidades
Tempo de preparo: 60 minutos
Para mais receitas, acesse: www.portalumami.com.br

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/GostoUmami e instagram.com/ogostoumami.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: