Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Dia Nacional da Saúde: receita umami e hipossódica para a data | Imprensa

agosto/2017

São Paulo, agosto de 2017 – Não se pode negar que, de uns tempos para cá, os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Para celebrar o Dia Nacional da Saúde, comemorado no próximo sábado (5), nada melhor do que reforçar a importância dos hábitos saudáveis, principalmente na alimentação.

Para essa data, o Comitê Umami tem uma receita especial: Legumes Sauteé. A maioria dos legumes possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, entre outras qualidades. Presente na receita, o glutamato monossódico, um dos ingredientes responsáveis por conferir o gosto umami às refeições, é um forte aliado no combate à redução de sódio no dia a dia, pois a quantidade deste mineral em sua composição é duas vezes menor em comparação à do sal de cozinha.

Para que a redução ocorra, é preciso substituir metade do sal utilizado na receita por glutamato monossódico. Ou seja, durante o preparo dos Legumes Sauteé, em vez de utilizar uma colher de chá de sal, usa-se metade dessa quantidade de sal e metade de glutamato monossódico. Desta forma, é possível reduzir em até 37% o teor de sódio da preparação e manter o sabor do prato.

Confira o modo de preparo:

 

Legumes Sauteé

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 batatas pequenas, cozidas e cortadas em rodelas (200 g)
1 cenoura, cozida e cortada em cubos (150 g)
200 g de vagem aferventada e cortada em três partes iguais
Meio pimentão vermelho pequeno, aferventado e cortado em cubos (100 g)
Meia colher (chá) de sal
Meia colher (chá) de glutamato monossódico

 

Modo de preparo:

  1. Em uma frigideira grande, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer.
  2. Junte a batata, a cenoura, a vagem, o pimentão, o sal e o glutamato monossódico, e refogue por 4 minutos, mexendo ocasionalmente, ou até ficarem totalmente envolvidos.
  3. Retire do fogo e sirva em seguida.

Dica do Chef:
Se desejar, cozinhe os legumes de sua preferência no vapor para auxiliar na manutenção das vitaminas e minerais.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Para mais receitas, acesse: www.portalumami.com.br

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/GostoUmami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo Zanchin – Rogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: