Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Pizzas: uma deliciosa história de sabor e gosto umami | Imprensa

julho/2017

Descoberto no início do século passado, o umami está presente nos recheios mais tradicionais e é uma ótima opção para comemorar o Dia da Pizza.

São Paulo, julho de 2017 – Não é novidade que as pizzas, com sua combinação “massa-queijo-molho de tomate”, são um sucesso mundial. Mas é no Brasil que esta paixão chegou a um outro nível. O país é campeão de vendas: diariamente, são consumidas mais de duas mil unidades em território nacional, com destaque para a cidade de São Paulo – a capital paulista fica atrás apenas de Nova Iorque quando o assunto é o consumo desta delícia.

Embora poucas pessoas saibam, existe um dia especial para celebrar este fenômeno gastronômico. Há 32 anos, comemora-se em 10 de julho o Dia da Pizza, prato com história repleta de curiosidades. A pizza como é conhecida hoje – redonda, com molho e queijo – foi criada pelo chef italiano Raffaele Sposito, em 1889. Na ocasião, ele preparou um prato especial para homenagear a rainha Margherita di Savoia, com cores que representassem a bandeira da Itália, destacando as cores vermelho, branco e verde. Para isso, espalhou cuidadosamente molho de tomate, queijo e manjericão sobre uma massa que já era feita há alguns milhares de anos e se assemelhava à de um pão. Surgia, assim, a tradicional pizza marguerita, um dos sabores mais pedidos no mundo.

Outro fato curioso é que a versão marguerita é um dos inúmeros exemplos de pizzas com os recheios umami, que é um dos cinco gostos básicos do paladar humano – ao lado de doce, salgado, amargo e azedo. Descoberto pelo cientista japonês Kikunae Ikeda, em 1908, o umami (que significa “delicioso”, em português) é responsável por aumentar a salivação e prolongar o sabor, auxiliando na aceitação alimentar, principalmente, de crianças e idosos. Além da marguerita, os recheios de pizzas com o umami mais acentuado são atum, cogumelos, quatro queijos, tomate seco, milho com catupiry, entre outros.

Para ficar ainda mais fácil comemorar o dia da pizza com muito sabor, o Comitê Umami separou uma receita de Pizza Quatro Queijos e um infográfico com as pizzas que têm este gosto bastante presente. Confira!

 

PIZZA QUATRO QUEIJOS

Ingredientes:

Massa

1 tablete de fermento biológico (15 g)

Meia colher (sopa) de açúcar

Meia xícara (chá) de água morna

1 xícara (chá) de leite morno (200 ml)

2 colheres (sopa) de óleo

Meia colher (sopa) de sal

4 xícaras (chá) de farinha de trigo (450 g)

Meia xícara (chá) de polpa de tomate (100 g)

 

Recheio:

2 xícaras (chá) de muçarela ralada (200 g)

Meia xícara (chá) de queijo gorgonzola picado (60 g)

1 bisnaga de requeijão culinário (250 g)

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso (80 g)

 

MODO DE PREPARO

Em uma tigela, coloque o fermento e o açúcar, e mexa até dissolver.

Junte a água, o leite, o óleo e o sal, e misture bem.

Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, e sove até obter uma massa lisa e homogênea.

Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 1 hora, ou até dobrar de volume.

Abra a massa em dois discos de 30 cm de diâmetro, espalhe metade da polpa de tomate em cada disco e leve-os ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos.

Distribua os queijos entre os dois discos, e volte-os ao forno quente por mais 10 minutos, ou até derreter a muçarela.

Retire do forno e sirva em seguida.

Rendimento: 2 pizzas grandes (16 pedaços)
Tempo de preparo: 1 hora e 40 minutos
Dica: Se preferir, substitua o queijo gorgonzola por provolone.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: