Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Você sabia que o gosto umami está presente na dieta vegetariana? | Imprensa

maio/2017

Conheça os principais alimentos umami presentes no cardápio e como são aliados na busca por saúde e qualidade de vida.

São Paulo, maio de 2017 – Nos últimos tempos, a dieta vegetariana está em alta e consiste no consumo de alimentos de origem vegetal, deixando de lado qualquer tipo de carne. Presente em muitas comidas saborosas, o umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano – também pode ser encontrado nesse tipo de alimentação e os seus benefícios seguem a linha dos ideais vegetarianos.

De acordo com a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa, o vegetarianismo pode ser adotado por diversas razões. “A principal é o respeito à vida dos animais. Mas, também há motivações que se referem à saúde, ao meio ambiente, à estética e à economia”. E é no quesito saúde em que o gosto umami se torna um ótimo aliado dos adeptos da dieta. “O umami pode ser benéfico para a melhor aceitação alimentar, o auxílio na digestão de proteínas, a manutenção da higiene bucal e, claro, dar um toque saboroso às preparações”, comenta a especialista.

Muitos alimentos umami fazem parte da dieta vegetariana, como o tomate, ervilha, milho, soja e seus derivados, brócolis, algas, cogumelos, chá verde, entre outros. “Os cogumelos Shimeji e Shitake, que são exemplos de alimentos umami, são fontes de proteína, possuem poucas calorias e são ricos em vitamina B12”, ressalta Mariana. “Para uma experiência prática, vale se atentar às principais características desse gosto. Quando colocamos um alimento umami na boca, é possível sentir um aumento da salivação e o prolongamento do gosto por alguns minutos. Por isso, também ocorre melhora na deglutição e na percepção de todos os sabores”, conclui.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais www.facebook.com/GostoUmami/ e instagram.com/ogostoumami

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo Zanchin – Rogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: