Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Sucos funcionais e umami podem ajudar a hidratar o corpo durante o verão | Imprensa

janeiro/2017

Para manter a saúde e amenizar o calor, nada melhor que um suco saboroso e que ajude no bom funcionamento do organismo.

 

São Paulo, janeiro de 2017 – Durante o verão é comum fazer uma visita à praia, tomar sol na piscina, sair com os amigos e se divertir. A estação, que é marcada por um fenômeno astronômico típico, o equinócio (período em que o sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador), se encerra no dia 20 de março. Por isso, é preciso estar atento aos cuidados com a saúde, principalmente devido às altas temperaturas.

Além de utilizar o protetor solar, óculos e chapéu, manter-se hidratado e repor minerais e vitaminas é fundamental para aproveitar melhor os prazeres da estação. É muito importante repor líquido em qualquer época do ano, pois se em dias com temperaturas amenas, uma pessoa já perde cerca de dois litros e meio de água, nos dias quentes do verão, com a transpiração mais intensa, o corpo pode perder até três litros por dia.

Com o intuito de amenizar as possíveis complicações causadas pela desidratação, o Comitê Umami reuniu em uma lista sucos funcionais, saudáveis e, claro, com umami. O gosto básico do paladar humano é um ótimo aliado para o verão, pois é um dos responsáveis por deixar o alimento saboroso. Confira a lista:

 

Cenoura
Um dos sucos clássicos para manter o bronzeado é o de cenoura. Além de proporcionar os benefícios do gosto umami, o vegetal contém vitaminas C, B2, B3 e betacaroteno – substância antioxidante precursora de vitamina A e essencial na formação de melanina. “Para dar um toque refrescante, uma boa dica é acrescentar maçã e laranja”, revela Hellen Maluly, doutora em ciência de alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp).

 

Tomate
O fruto, referência em gosto umami, também é uma boa alternativa para o verão. Além de conter baixas calorias, o tomate possui uma grande porcentagem de água e é fonte de licopeno, um pigmento antioxidante que pode prevenir a degeneração das células. “Para garantir a melhor disponibilidade do licopeno, é interessante cozinhar um pouco o tomate antes de fazer o suco. Depois é só deixar na geladeira para resfriar, colocar um pouco de gelo, gotas de limão e tempero a gosto”, analisa Hellen.

 

Ameixa, Laranja e Mamão
Como a alimentação é diferenciada durante o verão, por causa de festas e férias, é comum que aconteça a prisão de ventre. Por isso, a dica é apostar em sucos de ameixa, laranja e mamão. A ameixa é rica em sorbitol, substância com efeito laxativo natural. Já a laranja possui fibras que auxiliam na função intestinal. E o mamão contém a papaína, estimulante natural da mucosa intestinal.

 

Salsa e Gengibre
Adicionar salsa e gengibre em sucos é ótimo recurso para manter a disposição durante o verão inteiro. A salsa tem função estimulante e o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, além de auxiliar a circulação sanguínea.

 

Espinafre
Como o verão não combina com estresse, outra dica é apostar no espinafre. A hortaliça, que é rica em triptofano – aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que auxilia na melhora do humor e na qualidade do sono – e em magnésio, mineral responsável pelo relaxamento dos músculos e dos nervos, pode ajudar a aliviar a tensão e se desconectar da rotina. “Há pessoas que costumam batê-lo apenas com água, mas é possível misturar uma fruta cítrica para melhorar o sabor”, conclui Hellen.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo Zanchin – Rogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: