Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Receitas umami para celebrar a chegada de 2017 | Imprensa

dezembro/2016

A ceia de virada de ano é uma ótima oportunidade para apresentar o gosto umami aos amigos e familiares.

 

São Paulo, dezembro de 2016 – Nessa semana que antecede a chegada do novo ano, já é hora de começar a pensar no cardápio para a ceia. Como as celebrações para 2017 são acompanhadas de votos de felicidade, saúde e sucesso, é preciso que as refeições também acompanhem este espírito de renovação e anseios para o ano que se aproxima. Esta é uma ótima oportunidade de apresentar aos familiares, amigos e convidados, o gosto umami e os seus benefícios.

O umami – ao lado do doce, salgado, azedo e amargo – é um dos cinco gostos básicos do paladar humano e está presente em vários alimentos do dia a dia, como peixes, queijos, tomates e cogumelos. As principais características do gosto são o aumento da salivação e o prolongamento do sabor, proporcionando muitos benefícios à saúde, como a melhora na aceitação alimentar, auxílio na digestão de proteínas e na higiene bucal.

O Comitê Umami selecionou três sugestões de receitas para esse gosto marcar presença no jantar comemorativo da virada de ano. Confira:

 

Cestinha de Parmesão
Ingredientes

3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso (250 g)
Meia xícara (chá) de maionese
Meia xícara (chá) de leite
Meio dente de alho espremido
1 xícara (chá) de muçarela ralada
6 folhas de alface americana rasgadas
6 tomates-cereja cortados em 4 partes iguais
1 cenoura pequena ralada

Modo de Preparo
1. Em uma frigideira pequena, espalhe meia xícara (chá) do queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e vire sobre o fundo de uma tigela pequena ou de um copo.
2. Deixe esfriar até enrijecer e obter o formato de uma “cestinha”. Repita o processo com o parmesão restante, formando mais 5 cestinhas.
3. Prepare o molho: no processador de alimentos ou liquidificador, coloque a maionese, o leite, o alho e a muçarela. Bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo.
4. Distribua pelas cestinhas de parmesão as folhas de alface, os tomates-cereja e a cenoura, regue com o molho e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 porções
Dica do chef: o queijo parmesão e o tomate são os alimentos que têm o glutamato em grande proporção e, por isso, proporcionam o umami de forma mais acentuada.

 

Bacalhoada
Ingredientes

500 g de batatas cozidas “al dente” e cortadas em rodelas
1 kg de postas de bacalhau demolhadas, aferventadas e desfiadas grosseiramente
Meio pimentão verde médio, sem sementes, em rodelas (100 g)
2 tomates médios cortados em rodelas (300 g)
3 ovos cozidos, em rodelas
1 cebola pequena cortada em rodelas (100 g)
Meia xícara (chá) de azeitonas pretas descaroçadas (60 g)
Meia xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (chá) de sal

Modo de Preparo
1. Em um refratário retangular grande, untado, faça camadas com a batata, o bacalhau, o pimentão, o tomate, o ovo, as cebolas e as azeitonas.
2. Regue com o azeite previamente misturado com sal.
3. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (200 graus) por 20 minutos.
4. Retire o papel e volte ao forno por mais 10 minutos, ou até que o tomate murche.
5. Retire do forno e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 6 porções
Dica do chef: Se preferir uma preparação mais rápida e econômica, você pode substituir o bacalhau por merluza, que não necessita de pré-preparo. Basta limpar o peixe e montar o prato, acertando somente a quantidade de sal.

 

Brigadeiro Romeu e Julieta*
Ingredientes
1 lata de leite condensado (395 g)
150 g de cream cheese
30 g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de leite
150 g de goiabada cortada em cubos pequenos
Açúcar cristal para enrolar

Modo de preparo
1. Em uma panela, coloque o leite condensado, o cream cheese, a manteiga e o leite. Leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, por cerca de 8 minutos, ou até a mistura começar a soltar do fundo da panela.
2. Transfira para uma tigela, cubra com filme-plástico e leve à geladeira por, pelo menos, 6 horas.
3. Abra pequenas porções da massa, disponha os cubos de goiabada no centro e enrole os docinhos. Envolva no açúcar cristal e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 35 minutos (+6 horas de geladeira)
Rendimento: 20 unidades
*Receita da doceira Jamille Andrez

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo ZanchinRogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: