Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Receita de Estrogonofe de Carne para comemorar o Dia da Família | Imprensa

dezembro/2016

São Paulo, dezembro de 2016 – Dezembro é um mês de muitas comemorações. Logo no início, precisamente no dia 08, é comemorado o Dia da Família. A data é um momento importante para reunir os familiares para um almoço saboroso, mas claro, sem esquecer da saúde. Por isso, o Comitê Umami apresenta uma receita que é sucesso garantido, porém com menos sódio do que a tradicional: Estrogonofe de Carne com menos sódio.

A quantidade reduzida de sódio só é possível graças à presença do umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano. O segredo é a inclusão na receita do glutamato monossódico (MSG), ingrediente que confere o gosto umami, e que possui apenas 1/3 de sódio encontrado no sal de cozinha. Dessa forma, é possível reduzir a quantidade de sal, sem perder o sabor da refeição. Presente também nos cogumelos, o umami possui muitos benefícios à saúde, como o auxílio na melhora da aceitação alimentar, digestão de proteínas e higiene bucal.

Confira a receita e compartilhe os benefícios do umami com toda a família:

Estrogonofe de Carne


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de margarina sem sal
1 cebola média picada
500 g de coxão duro cortado em iscas
1 colher (chá) de sal
1 sachê de glutamato monossódico (3 g)
200 g de cogumelos Paris fatiados
Meia xícara (chá) de água (100 ml)
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de “ketchup”
5 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 xícara (chá) de creme de leite

 

Modo de preparo:
1. Em uma panela média, coloque a margarina e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e refogue até começar a dourar (cerca de 2 minutos).
2. Acrescente a carne, aos poucos, e frite por aproximadamente 5 minutos, ou até mudar de cor. Acrescente o sal, o glutamato monossódico, os cogumelos e a água, e deixe cozinhar ainda em fogo alto por 15 minutos, após o início da fervura.
3. Adicione a mostarda, o “ketchup” e a polpa de tomate.
4. Deixe cozinhar, em fogo médio, por mais 5 minutos e junte o creme de leite. Misture e retire do fogo. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Dica do Chef: Substitua os cogumelos por uma lata de milho, escorrida.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: