Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Aproveite os benefícios do umami na ceia de Natal | Imprensa

dezembro/2016

Comida em excesso? O gosto umami é um aliado no processo de digestão.

 

São Paulo, dezembro de 2016 – A época mais festiva do ano está se aproximando. Com a chegada do mês de dezembro, as atenções se voltam ao Natal, quando toda a família está reunida. As celebrações de final de ano são sempre acompanhadas de amor, paz e comida… muita comida. Com tanta fartura, é preciso também oferecer aos convidados um cardápio saudável e balanceado. É nessa hora que o umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano – torna-se um grande aliado.

A ceia de Natal é repleta de alimentos que proporcionam o gosto umami. Como exemplo, as entradas: salpicão de frango, melão com presunto, saladas de tomates – principalmente o cereja. Já a lista de pratos principais inclui carnes, como peru, lombo, tender, farofa de miúdos, entre outros. “Para o momento considerado por muitos o mais gostoso, as sobremesas, podemos encontrar o umami no queijo com goiabada, queijadinha, cheesecake e até em um crème brulée de chá verde”, comenta Priscila Andrade, nutricionista do Comitê Umami.

Em ocasiões em que a ingestão de comida em excesso é comum, o umami pode ser o parceiro ideal para evitar que os convidados exagerem no prato. “Uma boa opção é servir saladas com tomates e lascas de queijo ou um caldo de legumes antes da ceia. Por proporcionarem o umami, esses alimentos podem ajudar a dar uma certa saciedade, assim não haverá abuso das opções mais gordurosas ou das sobremesas”, comenta Priscila.

Os benefícios do umami vão desde o aumento da produção de saliva – que além de auxiliar o processo de deglutição, é uma barreira contra vírus e bactérias que possivelmente podem estar presente em determinados alimentos – até o de desempenhar a função de proteger o estômago, pois o aminoácido glutamato – responsável por conferir o gosto umami – auxilia na digestão de alimentos muito proteicos, como as carnes dos pratos principais. Isso acontece porque quando as substâncias entram em contato com a parede do estômago, têm atuação direta sobre o nervo vago, que leva informações para o cérebro, informando-o que há proteínas para serem digeridas. Com isso, ocorre a liberação de suco gástrico no estômago, facilitando o processo de digestão. “Ao mesmo tempo, também ocorre a renovação de células intestinais, que utilizam o glutamato como fonte de energia para a sua recuperação em casos de intoxicações, por exemplo”, conclui a nutricionista.

Para a ceia ficar completa, o Comitê Umami separou receita de Tender ao Molho de Iogurte e Mostarda. Confira:

Tender ao Molho de Iogurte e Mostarda


Ingredientes

1 presunto tender bolinha (1 kg)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
15 cravos da índia
1 xícara (chá) de suco de laranja (200 ml)
Meia xícara (chá) de tomate-seco cortado em tiras (80 g)

 

Molho
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de mostarda
1 copo de iogurte natural
Meia colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino

 

Modo de Preparo

1. Em uma assadeira pequena, disponha o tender, besunte toda a sua superfície com a manteiga, espete os cravos e regue com o suco de laranja. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (220 ºC), por aproximadamente 20 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por 10 minutos.
2. Enquanto isso prepare o molho: em uma tigela, coloque o alho, o suco de limão, a mostarda, o iogurte, o sal e a pimenta-do-reino, misture bem e leve à geladeira até o momento de servir.
3. Retire o tender do forno, fatie, decore com o tomate-seco e sirva com o molho à parte.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos (+ 30 minutos de forno).
Dica do chef: O tomate seco devido ao seu processo de desidratação contém o glutamato de forma ainda mais acentuada, proporcionado o umami.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo ZanchinRogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: