Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Receita Umami para o verão | Imprensa

janeiro/2016

São Paulo, janeiro de 2016 – Na época mais quente do ano, beber bastante água, ter muito cuidado com o sol e manter uma alimentação balanceada pode ser a melhor receita para aproveitar a estação. Pensando nisso, o Comitê Umami separou uma receita leve de Legumes Sauteé para toda a família aproveitar o verão de forma mais saudável e equilibrada.

A batata e a cenoura presentes na receita são alimentos Umami – quinto gosto básico do paladar humano. Além de ser um aliado para a redução de sódio, contribuindo para a prevenção dos inchaços comuns dessa época do ano, ele dá mais sabor ao prato. Se você quiser adicionar mais alimentos Umami à preparação, uma dica é acrescentar tomate, milho e cogumelos.

Confira a receita de Legumes Sauteé e aproveite o verão sem preocupações. Confira mais receitas em www.portalumami.com.br

 

Legumes Sauteé

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 batatas pequenas, cozidas e cortadas em rodelas (200 g)
1 cenoura, cozida e cortada em cubos (150 g)
200 g de vagem aferventada e cortada em três partes iguais
meio pimentão vermelho pequeno, aferventado e cortado em cubos (100 g)
Meia colher (chá) de sal

Meia colher (chá) de glutamato monossódico

 

Modo de preparo:

  1. Em uma frigideira grande, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer;
  2. Junte a batata, a cenoura, a vagem, o pimentão, o sal e o glutamato monossódico, e refogue por 4 minutos, mexendo ocasionalmente, ou até ficarem totalmente envolvidos;
  3. Retire do fogo e sirva em seguida.

Dica do Chef:

Se desejar, cozinhe os legumes de sua preferência no vapor para manter os valores nutricionais.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: