Ganhar peso no inverno é mais fácil porque tendemos a escolher pratos com mais carboidratos e gorduras. Veja opções de comidas saudáveis para os dias frios.

 

O que você tem mais vontade de comer no inverno: sorvete ou uma sopa bem quentinha? Nem precisa responder. Nossos hábitos alimentares para os dias frios são bem específicos e nessa época preferimos comidas que nos deem a sensação de aquecimento. Os caldinhos, as sopas e as massas vêm com tudo. Até aí, nada de anormal: fondue e chocolate quente estão para o inverno assim como ir à praia está para o verão – e ninguém quer se arriscar a inverter essa ordem, não é mesmo?

 

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O problema é que alguns dos tipos de comidas pelos quais optamos no frio são carregados de carboidratos e gorduras. Apesar de serem importantes para a nossa dieta, o excesso desses dois grupos de alimentos pode gerar sobrepeso e problemas como aumento de colesterol, mais propensão ao infarto e até câncer.

No entanto, segundo o chef de cozinha Fabio Guimarães Amadei, a relação direta entre frio e ganho de peso é um mito. Para tentar manter a temperatura adequada, no inverno, o corpo até gasta mais calorias do que no verão, o que provavelmente (como efeito de compensação) aumenta nosso desejo por alimentos que forneçam energia rapidamente, como os carboidratos. “O grande problema é quando comemos muito. Como o desejo por comidas mais pesadas é maior, o corpo acaba sobrecarregado tentando metabolizar as gorduras em excesso”, afirma Amadei. Ou seja: o segredo, como sempre, é maneirar.

Além disso, também é possível buscar alternativas para tornar os pratos menos calóricos, mas ainda muito gostosos. Suponha que você queira uma massa recheada, como um ravióli. Em vez de escolher um molho à base de queijos, opte por um molho de tomate (alimento muito umami). “Além de ter 70% menos calorias, é o mais indicado para esse tipo de massa”, acrescenta Amadei.

Quer mais sugestões? Alterne a sopa de queijo com o caldo de legumes (ambos podem ser bastante umami também, de acordo com o tipo de queijo e os legumes utilizados). O parmesão ralado (olha o umami aí de novo!) por cima vai dar o toque final e saciar sua vontade por uma sopinha mais saborosa. Normalmente, as sopas ficam deliciosas acompanhadas de pão branco, mas lembre-se sempre de não abusar.

A seguir, Amadei faz algumas sugestões de refeições com alimentos umami para se aquecer nos dias frios. Prepare a lareira!

 

Peixe (de sua preferência) grelhado acompanhado de legumes assados;

– Salada caprese de tomate assado com muçarela de búfala fria e manjericão (Amadei garante: o contraste das temperaturas e o tomate assado tornam o sabor dessa receita magnífico!);

– Creme de cenoura (com base de caldo de legumes) acompanhado de torrada com queijo cottage;

– Sobrecoxa de frango assada, sem a pele, com suco de laranja.