Fazendo as escolhas certas e sem exageros, o churrasco está liberado. Veja substituições saudáveis para não abrir mão do prazer.

 

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Se existisse uma lista com as comidas que os brasileiros realmente gostam, com certeza o churrasco estaria no topo.

 

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E nós sabemos que privar-se dessa delícia pode ser uma grande tortura. Se você está em busca de uma alimentação mais balanceada e cortou o churras do cardápio por deduzir que ele pode ser hiper calórico, não saudável e gorduroso demais, temos uma boa notícia: fazendo as escolhas certas e maneirando na quantidade, o churrasco está liberado!

Opte sempre pelas carnes mais magras, como: filé-mignon, alcatra, fraldinha. O peixe e o frango também integram a lista das opções saudáveis, mas consuma-os sem a pele – é nela que está a gordura desses tipos de carnes.

 

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Se for muito difícil resistir à picanha, opte por uma fatia fina – só que aquela gordurinha da borda fica de fora. Aliás, por mais que você aprecie, é preciso bastante cautela na hora de consumi-la: ingerir grandes quantidades desse alimento por longos anos pode contribuir para o aumento do colesterol, entupimento das artérias e uma série de problemas de saúde que é possível evitar.

Outra dica de ouro é: não vá só de carne. As saladas verdes podem ser boas aliadas. Ricas em fibras, elas ajudam na sensação de saciedade – fazendo com que você não abuse das quantidades de carnes –, na digestão e a diminuir a absorção das gorduras das carnes. Mas deixe de lado os quitutes mais pesados como salada de maionese, farofa, batata frita, mandioca e polenta.

 

Faça a escolha certa

Linguiças

Ao invés de: linguiça calabresa – 1 unidade média (100 g) tem 300 calorias.

Vá de: linguiça de frango – 1 unidade média (100 g) de linguiça tem 231 calorias

 

Frango

Ao invés de: asa de frango COM pele – 2 unidades têm 340 calorias

Vá de: asa de frango SEM pele – 2 unidades (50g) têm 140 calorias

 

Carnes vermelhas

Ao invés de:
Costela de boi – 1 fatia média (100g) tem 475 calorias
Costela de porco – 1 fatia média (100g) tem 475 calorias
Cupim – 1 fatia média (100 g) tem 300 calorias
Picanha – 1 fatia média (100 g) tem 200 calorias

 

Vá de:
Alcatra – 1 fatia média (100 g) tem 195 calorias
Filé-mignon – 1 fatia média (100g) tem 137 calorias
Picanha sem gordura – 1 fatia média (100g) tem 137 calorias
Fraldinha – 1 fatia media (100 g) tem 137 calorias

 

Umami nas carnes

O quinto gosto tem presença marcante nas carnes bovinas e de frango. Para 100g de carne bovina são encontrados 10mg de glutamato, já para a carne de frango são 22 mg de glutamato para 100g da carne.

Sobre os diferentes cortes de carne bovina ainda não é sabido se há diferença na quantidade de umami. O que vale salientar é que a reação do escurecimento da carne pode levar a uma pequena perda de umami, em que as concentrações perdidas também são desconhecidas.