Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Receita Umami para o Dia do Hambúrguer | Imprensa

maio/2015

Veja a receita (bem umami) criada pela chef Mariane Sato, com bacon e queijo parmesão, além de algumas sugestões de acompanhamentos!

 

São Paulo, maio de 2015 – No dia 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer. Pensando nisso, a chef de cozinha Mariane Sato, parceira do Comitê Umami, desenvolveu uma receita especial de hambúrguer com ingredientes umami como alternativa à versão tradicional do prato. “Este hambúrguer tem como diferencial a carne moída, o queijo parmesão e o bacon, que deixam o hambúrguer muito saboroso – talvez até mais do que as versões tradicionais, na minha opinião – e o tradicional tomate, que, assim como os primeiros ingredientes citados, são alimentos ricos no quinto gosto”, explica a chef Mariane Sato.

O hambúrguer é composto por dois tipos de carne, queijo parmesão, cebola e tomate – ingredientes que potencializam a percepção do Umami. “Sabe quando só de pensarmos numa comida gostosa já ficamos com ‘água na boca’? Alimentos umami causam essa sensação, pois, naturalmente, contribuem para o aumento da salivação, tornando-a mais intensa e prolongada”, complementa a chef.
Confira o passo a passo ilustrado da receita no infográfico ou abaixo.

 

Umami_RM_Hamburguer_info (1)

Para mais informações sobre essa pauta ou outras relacionadas a gostos, paladar e umami, por favor, entre em contato conosco.

Hambúrguer Umami

Rendimento: 1 hambúrguer

Ingredientes:

  1. 300 g de carne moída (patinho, acém ou coxão mole)
  2. 100 g de bacon moído
  3. 30 g de queijo parmesão ralado
  4. Sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo

Misturar bem todos os ingredientes e moldar em forma de hambúrguer.

Obs. cuidado com o sal, não coloque muito, pois alguns ingredientes utilizados já vêm com sal.

 

Acompanhamentos

  1. 1 pão de hambúrguer
  2. 30 g de maionese temperada (feita com maionese, alho dourado, flocos de cebola dourado, sal e pimenta tabasco – todos comprados prontos)
  3. 50 g de cebola na chapa (feita com cebola cortada em rodelas de 0,5 cm e douradas na chapa com sal e azeite)
  4. 3 a 5 fatias de tomate
  5. 2 folhas de alface americana

 

Montagem do Lanche

  1. Grelhar o hambúrguer;
  2. Cortar o pão ao meio e aquecer;
  3. Passar a maionese;
  4. Na parte de baixo do pão, colocar o hambúrguer;
  5. Sobre o hambúrguer colocar a cebola, as fatias de tomate e, por último, o alface;
  6. Finalize fechando o hambúrguer com a outra parte do pão.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

 

COMITÊ UMAMI

O Comitê Umami Brasil debate e divulga temas relacionados ao quinto gosto. O Comitê tem relação direta com o Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o assunto. Para saber mais, acesse http://www.umamiinfo.com/.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação

(11) 2548-0720 / 2894-5607

Núbia Neves – nubianeves@agenciarace.com.br

Rodolfo Zanchin – rodolfozanchin@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: