Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Segredo para boa alimentação infantil é variedade no cardápio | Imprensa

março/2015

A tendência da população em consumir excessivamente doces ou salgados pode prejudicar o paladar.

 

São Paulo, novembro de 2014 – A dificuldade na alimentação é um problema comum enfrentado pelos pais durante a infância de seus filhos. Após o período de amamentação, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se que os pais incluam, de duas a três vezes ao dia, outros alimentos além do leite materno. Essa prática deve ter início entre o sexto e oitavo mês de vida do bebê. A partir desta fase, a alimentação deve englobar todos os gostos de forma equilibrada, pois a não alternância entre o doce, salgado, azedo, amargo e umami pode prejudicar o paladar.

De acordo com Hellen Maluly, doutora em ciência de alimentos pela Universidade de Campinas (Unicamp), “o grande problema observado na alimentação complementar é que os alimentos oferecidos às crianças geralmente são ricos em açúcar, sal e gordura. Deste modo, as papilas gustativas tendem a sentir os gostos doce, salgado e de gordura com maior intensidade, deixando os receptores para o amargo, azedo e umami em ‘silêncio’”.

Uma alternativa eficaz para driblar esta dificuldade são as papinhas caseiras, que podem ser produzidas ao considerarem uma maior probabilidade de aceitação alimentar infantil, principalmente no período de alimentação complementar. A oferta de vários tipos de alimentos, que contenham os cinco gostos básicos, pode ser aliada na melhora da aceitação alimentar das crianças. Assim, “o umami presente em alimentos como ervilha, milho, batata e espinafre também poderia se tornar uma opção agradável para a variabilidade do cardápio”, como sugere a pesquisadora. Ela também ressalta que tais condições possibilitam a aprendizagem dos diferentes paladares, mas não os determinará no futuro, já que as faculdades de juízo para tais gostos variarão diferentemente para cada indivíduo em meio ao qual ele está inserido.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constaram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

 

COMITÊ UMAMI

O Comitê Umami Brasil debate e divulga temas relacionados ao quinto gosto. O Comitê tem relação direta com o Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o assunto. Para saber mais, acesse http://www.umamiinfo.com/.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação

(11) 2548-0720 / 2894-5607

Núbia Neves – nubianeves@agenciarace.com.br

Rogério Artoni – rogérioartoni@agenciarace.com.br

Rodolfo Zanchin – rodolfozanchin@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: