Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

A língua e suas curiosidades | Imprensa

novembro/2014

Entenda sua importância para sensibilidade dos gostos e suas funções no processo digestivo.

A boca é constituída por dentes, língua, gengiva, palato, bochecha e lábios. Todas essas partes são importantes e auxiliam o processo digestivo e a língua tem um papel especial. Hellen Maluly, doutora em ciência de alimentos, explica que esse órgão é essencial para  sentirmos o sabor dos alimentos, pois é o que possui maior sensibilidade aos gostos básicos, além de ajudar a digerir os alimentos através da movimentação de suas fibras musculares.

Algumas curiosidades cercaram este órgão por muito tempo, como podemos verificar abaixo:

 

1. Sentido do paladar

A língua é considerada a principal responsável pelo sentido do paladar, porém, nós possuímos aproximadamente cinco mil papilas gustativas, que podem ser encontradas também no palato e na epiglote. A nossa língua possui receptores para cinco gostos básicos: doce, salgado, azedo, amargo e umami – quinto gosto básico do paladar humano, reconhecido cientificamente no ano 2000. Esse gosto pode ser sentido por meio de alguns alimentos, como o tomate e o queijo parmesão e as suas principais características são: a permanência do gosto por alguns minutos após a ingestão e o aumento da salivação.

 

2. Mapa da língua

Durante o ensino fundamental, quando estudamos o sistema digestivo, aprendemos que a nossa língua possui um mapa que define as regiões do paladar pelas quais sentimos cada gosto. Mas, na verdade, toda a superfície da língua é capaz de identificar os cinco gostos, independente de sua localização. Isso porque o órgão possui, em toda sua extensão, receptores que estão presentes nas papilas gustativas.

O mito existe porque no início do século 20, um pesquisador alemão chamado David Hänig publicou um artigo com informações sobre a sensibilidade dos gostos em diferentes partes da língua. O artigo pode ter sido mal interpretado e, de forma equivocada, criou-se o mapa da língua.

 

3. Função táctil

Os humanos possuem quatro tipos de papilas gustativas com funções diferentes. Além de permitirem a percepção do gosto dos alimentos, elas também percebem a sensação do tato, ou seja, para que percebamos quando um alimento está quente ou frio, por exemplo.

 

4. Com a idade nós deixamos de sentir os cinco gostos básicos

Com o passar dos anos, muitas células do nosso organismo tendem a reduzir sua produção, inclusive as células sensitivas. Este fato está diretamente relacionado à má nutrição e ao envelhecimento, o que pode vir a prejudicar o organismo. Além disso, dificuldades psicológicas, redução das sensações de olfato e fatores patológicos, como indigestão, diarreia e constipação, podem atrapalhar na percepção dos gostos.

 

5. A saliva contribui para a saúde bucal

A saliva é extremamente importante para a saúde bucal, pois possui função imunológica importante na prevenção contra o crescimento de alguns micro-organismos patógenos, além de lubrificação dos alimentos, o que pode ajudar a mastigação.

 

Informações sobre Umami para imprensa

Race Comunicação

(11) 2548-0720 / 2894-5607

Nubia Neves – nubianeves@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: