Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Umami é tema no V Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente | Imprensa

outubro/2013

O Umami, quinto gosto básico do paladar humano (ao lado de doce, salgado, azedo e amargo), será tema de palestras no V Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, que começou hoje, e vai até o dia 27 de outubro, no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape), em São Caetano do Sul, São Paulo. Duas destas palestras serão ministradas pela doutora em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Ilana Elman.

A primeira acontece amanhã (25), e é intitulada “Umami, o 5º gosto”. A segunda, “Análise da Sensibilidade do Gosto Umami em Crianças com Câncer”, acontece no domingo (27) e apresentará um estudo sobre a palatabilidade de crianças em tratamento de câncer. “A utilização de substâncias Umami, em quantidades adequadas, pode melhorar o sabor das preparações saudáveis e assim a aceitação alimentar”, explica Ilana.

O objetivo é apresentar o tema aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas e enfermeiros, e ilustrar os benefícios do Umami. A previsão é de que cerca de 500 profissionais da área de saúde compareçam ao evento.

 

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Dias: 24, 25, 26, 27 de outubro (quinta, sexta, sábado e domingo)
Horários:
– Quinta-feira (24/10) – 8h às 17h
– Sexta-feira (25/10) – 8h às 18h30
– Sábado (26/10) – 8h às 18h30
– Domingo (27/10) – 8h às 18h30
Local: Cecape – Rua Tapajós, 300 – São Caetano do Sul – SP
Site: www.congressocdh.com.br

 

GOSTO UMAMI

O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico, o os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que conferem o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Núbia Neves – nubianeves@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: