Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Comitê Umami patrocina a Expo Ceviche 2013 | Imprensa

outubro/2013

Primeira edição da Expo Ceviche, evento focado na gastronomia peruana,  acontece no próximo sábado, 19/10,  em São Paulo, no Instituto Cervantes.

 

cevicheNo próximo sábado, 19/10, acontece em São Paulo, no Instituto Cervantes, a primeira edição da Expo Ceviche, evento focado na gastronomia peruana. O Comitê Umami, organização responsável por disseminar o gosto Umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano, no Brasil, é patrocinador do evento. O grupo vai participar do evento com um espaço repleto de informações e curiosidades sobre o gosto Umami visando promovê-lo e divulgá-lo entre chefs de cozinha, profissionais da área de gastronomia e universidades.

O Ceviche é um ótimo prato para exemplificar o quinto gosto. “Por serem ricos em substâncias Umami, os peixes, presentes no prato, conferem o quinto gosto de forma bem acentuada”, explica Cássio Prados, chef especializado em cozinha técnico-emocional que fechará o ciclo de palestras do evento.

O evento tem o intuito de promover a gastronomia peruana, popularizando entre os brasileiros o Ceviche, símbolo da culinária do país. No Peru, o Umami é bem conhecido entre a população. Além disso, a gastronomia peruana está em alta. Recentemente, o restaurante Astrid y Gastón foi considerado o melhor da América Latina, segundo a British Magazine, ao ultrapassar o D.O.M., do brasileiro Alex Atala.

A Expo Ceviche 2013 estará aberta ao público das 12h às 19h, com exposições, vídeos, evento musical, concursos e entregas de prêmios.

 

EXPO CEVICHE

Data: 19/10/2013
Horário: 12h às 19h
Local: Instituto Cervantes
Avenida Paulista, 2.439 – São Paulo.
Site: www.expoceviche.com.br
Facebook: www.facebook.com/expoceviche2013

 

GOSTO UMAMI

O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico, o os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que conferem o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Nubia Neves – nubianeves@agenciarace.com
Rogério Artoni – rogerioartoni@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: