Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Comitê participa de maior evento de nutrição | Imprensa

outubro/2013

Evento acontece entre os dias 3, 4 e 5 de outubro de 2013, no Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca e terá como tema Nutrição, Saúde e Bem Estar. 

O Comitê Umami, grupo que divulga o Umami, quinto gosto básico do paladar – ao lado de doce, salgado, ácido e amargo -, participará do Mega Evento Nutrição 2013, maior evento de Nutrição da América Latina. O evento acontece entre os dias 3, 4 e 5 de outubro, no Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca e terá como tema Nutrição, Saúde e Bem Estar. O objetivo do comitê é se aproximar de públicos específicos, como nutricionistas e profissionais das áreas de alimentação e saúde, e compartilhar informações sobre o quinto gosto.

Para quem não está familiarizado, o Umami foi descoberto em 1908, pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só depois de muitos anos de debate, foi reconhecido, como um dos gostos básicos. “Cientistas da Universidade de Miami encontraram, no ano 2000, um receptor específico para o quinto gosto e colocaram um ponto final na discussão”, explica Hellen Maluly, especialista no tema.

Durante os três dias de evento, o comitê contará com um stand, no qual serão distribuídos panfletos explicativos, haverá sorteio de livros, além de divulgação do www.portalumami.com.br, site com inúmeros estudos e curiosidades sobre o Umami.

No dia 04/10 (sexta-feira), o Mega Evento Nutrição ainda contará com a palestra “Análise da Sensibilidade do Gosto Umami em Crianças com Câncer”. Ministrada por Ilana Elman, doutora em Ciências (Nutrição em Saúde Pública) da Universidade de São Paulo, a apresentação destacará os resultados obtidos pela especialista em sua pesquisa publicada recentemente.

 

MEGA EVENTO NUTRIÇÃO

Dias: 3, 4 e 5 de outubro (quinta, sexta e sábado)
Horários:
3/out: 09h00- 19h00
4/out: 08h00-18h00
5/out: 08h00-18h00
Local: Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, São Paulo, 4º e 7º andares
Site: www.nutricaoempauta.com.br/eventos/2013/megaevento

 

COMITÊ UMAMI

O Comitê Umami Brasil é um grupo criado para discutir e divulgar temas relacionados ao quinto gosto básico do paladar humano, o Umami. O comitê tem relação direta com o Umami Information Center, organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema.

 

GOSTO UMAMI

O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico, o os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que conferem o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Núbia Neves – nubianeves@agenciarace.com.br
Maira Manesco – mairamanesco@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: