Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Entenda o que é o gosto umami, ele pode estar na sua prova | Imprensa

setembro/2013

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abordou na prova de Ciências Naturais o quinto gosto básico do paladar humano.

Uma palavra diferente apareceu no vestibular de uma das universidades mais concorridas do Brasil em 2013. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abordou na prova de Ciências Naturais o gosto Umami, conhecido como o quinto gosto básico do paladar humano.

Descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda, o gosto Umami só foi reconhecido pela sociedade científica nos anos 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami descobriram receptores específicos para o novo gosto na língua humana.

O aminoácido glutamato e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que proporcionam o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm essas substâncias em grande proporção, e, por isso, possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. É um gosto rico, harmonioso e contínuo que permanece mesmo após a deglutição do alimento.

A questão pedia para que o candidato descrevesse a fórmula do glutamato, principal aminoácido que proporciona o quinto gosto básico. Porém, apesar da pergunta só fazer uma menção ao Umami, ele pode voltar a aparecer em outras divisões da prova. É o que explica Hellen Maluly, professora de bromatologia e especialista em Umami: “outras áreas do conhecimento como a Biologia, por exemplo, também podem se interessar pelo gosto e suas substâncias em questões sobre os sentidos do corpo humano ou mesmo relacionadas à síntese proteica”.

O Umami é um tema atual de grande importância para a sociedade e cada vez mais presente na mídia em geral, o que pode ter contribuído para o interesse do vestibular.

 

Outra curiosidade

Um segundo tema que pode ser abordado nos próximos vestibulares, segundo Hellen Maluly, é a desmitificação do mapa da língua. “Diferente do que aprendemos, a língua não possui áreas específicas que identificam separadamente cada um dos cinco gostos”, explica Hellen.

O artigo que defende essa tese foi publicado no suplemento Taste: Making sense of flavour, veiculado revista britânica Nature, uma das mais renomadas publicações científicas do mundo. Segundo o artigo, toda a superfície da língua é capaz de identificar os cinco gostos, independente de sua localização. Isso porque a língua possui receptores que estão presentes nas papilas gustativas espalhadas por toda a língua.

“O mito sobre o mapa da língua começou no início do século 20, mas este fato é considerado obsoleto desde 1931, quando o químico americano Arthur Fox, da empresa DuPont e o geneticista Lawrance H. Snyder fizeram experimentos e verificaram que os indivíduos podem sentir os cinco gostos, cada qual de sua maneira, tudo vai depender de sua constituição genética”, esclarece Hellen Maluly.

 

GOSTO UMAMI

O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido glutamato, e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que proporcionam o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Nubia Neves – nubianeves@agenciarace.com
Rogério Artoni – rogerioartoni@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: