Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Umami é tema de Simpósio Internacional | Imprensa

junho/2013

Médicos e nutricionistas poderão participar da primeira edição do Simpósio Umami e as novas descobertas sobre o glutamato monossódico, que acontece dia 14 de agosto na cidade de São Paulo.

 

O evento contará com a presença de profissionais internacionais e pesquisadores do Institute for Glutamate Sciences in South America (IGSSA) – organização independente dedicada à investigação do Glutamato Monossódico e do gosto Umami, na América Latina – e visa à disseminação do gosto Umami – quinto gosto básico do paladar humano – , bem como informar profissionais de saúde sobre os benefícios do glutamato monossódico.

O evento terá início com a palestra sobre “História, Fisiologia: mecanismos do glutamato no sistema oral e gastrointestinal e os benefícios do glutamato monossódico”, ministrada por Ana Sangabriel, pesquisadora na área de Fisiologia de Receptores pela Universidade de Tóquio e Mestre em Nutrição. Em seguida, Joel Faintuch, doutor em Gastroenterologia pela Universidade de São Paulo (USP), apresentará o tema “Aminoácidos como substâncias alimentares”. Manuel Baldeón, Ph.D em imunologia e nutrição pela Illinois University, abordará o tema “Glutamato no leite materno”.

As palestras serão retomadas após o coffee break, com a apresentação de Ivan Araújo, doutor em Neurofisiologia pela Oxford University, que abordará “O gosto Umami no cérebro humano”. O evento será finalizado com a palestra da professora Sonia Albarracín, doutora em Química pela Pontificia Universidad Javeriana-Bogotá, com o tema “Os efeitos do glutamato no cérebro”. No final, os participantes terão a oportunidade de discutir os assuntos abordados em uma mesa redonda entre especialistas e plateia, a fim de esclarecer possíveis dúvidas e aprofundar o assunto. Posteriormente serão convidados para um coquetel – que será servido no local.

Serviço:

• Evento: 1º Simpósio Internacional sobre Umami
• Data: 14/08/13
• Local: Blue Tree Hotel,
• Endereço: Rua Peixoto Gomide, 707, Cerqueira César, São Paulo.
• Incrições: gratuitas
• Serão fornecidos material didático e certificado.
• Todas as palestras terão tradução simultânea.
• Organização: Comitê Umami Brasil

As inscrições estão abertas para médicos e nutricionistas, e podem ser realizadas através do e-mail: credenciamento@agenciarace.com.br.

 

COMITÊ UMAMI BRASIL

Comitê Umami Brasil, grupo criado para discutir e divulgar temas relacionados ao quinto gosto básico do paladar humano, o Umami. E ligado ao Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Núbia Neves – nubianeves@agenciarace.com.br
Rogério Artoni – rogerioartoni@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: