Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Umami é tema de evento no restaurante do Chef Shin Koike | Imprensa

junho/2013

Renomado chef de cozinha promove evento só para convidados sobre o quinto gosto básico do paladar humano.

 

O renomado chef de cozinha Shin Koike promove nesta quinta-feira, 20 de junho de 2013, um evento só para convidados sobre o quinto gosto básico do paladar humano – o Umami – no restaurante Sakagura, do qual é proprietário em São Paulo. Estarão presentes chefs, jornalistas de gastronomia, lojistas e supermercadistas interessados em saber mais sobre Umami.

O Comitê Umami Brasil, organização responsável por divulgar o quinto gosto no País, será responsável pela palestra que contará a história do Umami, desde sua descoberta até sua influência na gastronomia atual. A segunda parte do evento será conduzida pelo próprio Shin Koike, que mostrará aos convidados como aplicar os conceitos na prática ao elaborar pratos orientais ricos em Umami.

O evento é organizado pela JETRO (Japan External Trade Organization) – organização sem fins lucrativos que visa promover os investimentos e o comércio exterior do Japão. Este é um pré-evento que a JETRO oferece às onze empresas japonesas que participarão da FISPAL SIAL (Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas), entre os dias 25 e 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

O Chef

Shin Koike é referência em culinária japonesa e um disseminador do gosto Umami. Com seu livro “A Cor do Sabor: a culinária de Shin Koike” ele foi premiado como o segundo melhor livro de gastronomia japonesa no mundo pela Gourmand World Cookbook Award de 2013.

 

GOSTO UMAMI

O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido glutamato, e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que proporcionam o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
racecomunicacao.com.br
(11) 2548-0720 / 2894-5607
nubianeves@agenciarace.com.br
rogerioartoni@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: