Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Escola em Campinas já ensina o gosto umami | Imprensa

novembro/2012

Colégio Educap introduziu o Umami no terceiro ano do ensino fundamental, quando os pequenos começam a aprender sobre os sentidos do corpo humano.

 

Em alguns países as crianças aprendem desde cedo, na escola, quais são cinco os gostos básicos do paladar humano: doce, salgado, azedo, amargo e umami. Embora o quinto gosto, Umami, já tenha o reconhecimento científico mundial, a grande maioria dos livros didáticos ainda apresenta apenas quatro gostos. Porém, uma escola em Campinas, região metropolitana de São Paulo, tornou-se pioneira ao incluir o Umami no conteúdo do seu material didático.

Localizado no bairro de Vila Nova, o Colégio Educap introduziu o Umami no terceiro ano do ensino fundamental, quando os pequenos começam a aprender sobre os sentidos do corpo humano. Nessa fase, portanto, os professores explicam que o umami faz parte dos gostos que o paladar pode identificar, junto com o doce, salgado, azedo e amargo.

Os professores do colégio produzem, com o auxílio de outros livros, o seu próprio material didático, e contaram com a ajuda da professora de bromatologia e toxicologia de alimentos da Faculdade Oswaldo Cruz e especialista em gosto Umami, Hellen Maluly, para apresentar o assunto nas aulas. “Aprender sobre o quinto gosto básico desde pequenos poderá fazer diferença no futuro, já que os sentidos do paladar e do olfato irão compor a diversidade na alimentação das crianças”, explica Maluly.

Além disso, Hellen aponta que aprender corretamente sobre os sentidos desenvolve outras áreas do conhecimento. “As crianças devem sempre renovar o aprendizado sobre os sentidos, o que irá ajudá-los a admirar muitas coisas diferentes, como por exemplo, uma obra de arte ou uma música, fazendo com que possam variar suas experiências sensoriais”, aponta a especialista.

 

GOSTO UMAMI

O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido glutamato, o os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que proporcionam o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

 

COMITÊ UMAMI

O Comitê Umami Brasil é um grupo criado para discutir e divulgar temas relacionados ao quinto gosto básico do paladar humano, o umami. O comitê tem relação direta com o Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

racecomunicacao.com.br
(11) 2548-0720 / 2894-5607
nubianeves@agenciarace.com.br
rogerioartoni@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: