Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Quinto gosto básico é apresentado para alunos de Campinas | Imprensa

abril/2012

Ação tem por objetivo popularizar o gosto entre as crianças brasileiras.

No último dia 20, a especialista em umami — o quinto gosto básico do paladar humano – Hellen Maluly, ministrou uma aula para cerca de 50 alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Educap, localizado em Campinas (SP). O objetivo da farmacêutica e professora da Faculdade Oswaldo Cruz é popularizar o gosto Umami entre as crianças brasileiras.

Descoberto em 1908, pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda, o Umami foi reconhecido pela comunidade científica apenas em 2000. Apesar da comprovação, o quinto gosto ainda não foi inserido nos livros didáticos da maioria dos colégios do país.

Para Hellen, é preciso difundir o conhecimento sobre o Umami e, ao mesmo tempo, acabar com os mitos relacionados ao paladar. “O gosto significa muito para uma criança. Desde pequeno levamos as coisas à boca com a intenção de aprender um pouco mais sobre as propriedades organolépticas dos alimentos e o que sentiremos ao degustá-los. Por isso é importante passar todas as informações disponíveis nesta fase do aprendizado”, defende a especialista.

Segundo a professora, a interação com as crianças não poderia ter sido melhor. “Elas se mostraram muito curiosas e conseguiram entender bem o que é o gosto Umami, apesar da palavra ainda soar estranha. Além disso, fizemos uma degustação e foi muito divertido”, diz Hellen.

 Aém do apoio do Comitê Umami Brasil, que tem por objetivo popularizar o conceito do quinto gosto, a especialista também contou com o apoio do colégio Educap. “Como sou de Campinas e tenho contato com os diretores do colégio, achei interessante divulgar este trabalho”, explica a farmacêutica.

Em 2010, Hellen já havia sido convidada pelo Educap para participar da feira de ciências do colégio. “Na oportunidade falei sobre o paladar. A partir de então, eles acabaram introduzindo o gosto Umami no material didático dos alunos do 3ª ano do ensino fundamental”, completa a farmacêutica.

Outro projeto desenvolvido por Hellen, em parceria com o Comitê Umami, é incluir a palavra “Umami” no dicionário português. “Acredito que em breve vamos conseguir, pois a palavra já se encontra em dicionários importantes, como o inglês Oxford”, finaliza.

 

GOSTO UMAMI

O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico, o os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que proporcionam o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade por alguns minutos após a ingestão do alimento.

 

Informações para imprensa

 

Race Comunicação

(11) 2548-0720 / 2894-5607

Rogério Artoni – rogerioartoni@agenciarace.com.br

André Ranieri – andreranieri@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: