Pratos típicos de regiões muito diferentes e que imaginamos não ter nada em comum podem ser mais parecidos do que pensamos.

Que tal preparar um jantar diferente hoje? A inspiração pode vir de um

image-225
país estrangeiro ou mesmo de um típico prato brasileiro! As deliciosas refeições com gosto umami estão presentes em várias partes do mundo, já que os alimentos variam de acordo com o país e a região.

Pratos típicos de regiões muito diferentes e que imaginamos não ter nada em comum podem ser mais parecidos do que pensamos. O sushi e o churrasco, por exemplo, são extremamente saborosos e podem agradar a um mesmo paladar. Sabe o motivo? Porque o quinto gosto está presente nos dois pratos e contribui para essa combinação de sabores.

Os japoneses foram os pioneiros a adotar o umami na culinária  asiática, na qual predominam os tradicionais temperos marcantes. Para uma refeição saudável e saborosa, invista em molho de soja, pasta de feijão, peixe seco, alga marinha, frutos do mar e cogumelo shiitake.

Nos países da Europa, como Portugal, Itália, França e Alemanha, por exemplo, o hábito alimentar inclui queijos, molho de tomate, extrato de carne, pasta de anchova e carne de porco – boas pedidas para um jantar tipicamente europeu.

E nem precisa ir tão longe para ter uma boa ideia de refeição variada e saborosa.

No Brasil, a feijoada oferece uma ótima combinação de ingredientes umami, como a carne de porco e a bovina, o feijão, a cebola e a couve. Outra combinação brasileira que faz sucesso é a moqueca capixaba, com tomate maduro, peixe, cebola e alho.

Confira uma lista de sugestões com pratos típicos e que são umami ao redor do mundo:

– Bacalhoada (Portugal);

– Puchero (Espanha);

– Eisbein (Alemanha);

– Pizza 4 queijos (Itália);

– Penne alla puttanesca (Itália);

– Fondue (França);

– Yakisoba (China);

– Misso-shiru (Japão);

– Sushi (Japão);

– Hambúrguer (EUA);

– Pato no Tucupi (Norte do Brasil);

– Vatapá (Nordeste do Brasil);

– Bobó de Camarão (Nordeste do Brasil);

– Acarajé (Nordeste do Brasil);

– Baião de Dois (Nordeste do Brasil);

– Empadão Goiano (Centro-Oeste do Brasil);

– Feijoada (Sudeste do Brasil);

– Churrasco (Sul do Brasil).