Conheça os alimentos que proporcionam o 5º gosto

Descoberto no início do século XX, o quinto gosto umami, apelidado de “gosto gostoso”, realça o sabor dos alimentos. Isso acontece justamente por ele proporcionar maior salivação — responsável por dissolver os componentes solúveis de sabor (açúcares, sais, aminoácidos etc.) e facilitar sua interação com o paladar.

Onde  encontro o umami?

As três principais substâncias responsáveis pelo umami – o glutamato, o inosinato e o guanilato – estão naturalmente presentes em diferentes alimentos, em quantidades variadas. 

Ao conhecer os alimentos que proporcionam o quinto gosto, você poderá combiná-los em suas receitas, deixando-as ainda mais apetitosas. Por isso, separamos uma lista de alimentos umami para você:

image-80

Carne

Aves

 

 

 

 

 

 

20150220-salmao-d1
image-81

Peixes

Paella Umami
image-82

Frutos do mar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cenoura
image-83

Cenoura

 

image-84

Milho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tomates da China
image-85

Tomate

 

O sabor especial do tomate

O tomate é o principal alimento umami do grupo dos vegetais, embora possa parecer difícil notá-lo. Da próxima vez que degustá-lo, você poderá observar que logo após a percepção do gosto doce e do azedo, permanece um terceiro gosto – o umami.

No molho à bolonhesa, por exemplo, que combina tomate e carne, o quinto gosto se intensifica e pode ser ainda mais acentuado quando acrescido de queijo parmesão – alimento muito umami.

 


Tabela umami

Ajinomoto Group O que é umami Fontes naturais da substância umami
image-86

Como identificar o quinto gosto?

Se você ainda não consegue identificá-lo facilmente , não  desanime. Não é preciso nascer com o paladar apurado para se tornar um bom degustador. Para isso, basta treinar. Repita o teste que ensinamos acima quantas vezes puder ou faça um outro: coloque um pedaço de parmesão na boca. Deguste-o lentamente. Depois de sentir o salgado do queijo, note um gosto diferente, que provoca mais salivação.

Esse é o umami, o quinto gosto.