Muitas vezes até parecem sinônimos, mas não são, já que cada um tem as suas particularidades e funções diferentes.

Mulher comendo pirulito.

 

Setembro de 2019 – As definições de gosto e sabor são sempre utilizadas para explicar a sensação do paladar após a ingestão de um alimento. Muitas vezes até parecem sinônimos, mas não são, já que cada um tem as suas particularidades e funções diferentes. Para auxiliar na identificação, o Comitê Umami preparou um “guia” para facilitar a definição do que é gosto ou sabor. Confira a seguir.

 

O que é gosto?

Doce, salgado, azedo, amargo e umami. Esses são os cinco – e únicos – gostos que o paladar humano consegue identificar. E é a partir dessa informação que conseguimos definir a sensação que temos ao ingerir um alimento. A identificação de cada um deles é feita pelos receptores presentes nas papilas gustativas que, ao notarem qual é o gosto, enviam a informação para o cérebro.

 

O que é sabor?

Segundo publicação da revista britânica Nature, Berry Smith, professor da Escola de Estudos Avançados de Londres, explica que o sabor, para ser definido, envolve diversos detalhes. “Ele é o resultado da integração multissensorial do olfato, tato e paladar. Além disso, situações externas podem ser determinantes para a percepção dos sabores, como humor, sons e, até mesmo, a iluminação do ambiente”. Já o especialista Stuart Firestein, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, em vídeo publicado pelo site americano Big Think, comenta que a temperatura e a consistência dos alimentos também são fundamentais. “Você não aprecia um alimento liso ou escorregadio quando a sua expectativa, em relação a ele, não é essa”.

Como diferenciar gosto e sabor em poucos minutos

Faça o teste a seguir e entenda a diferença entre os dois conceitos:

– Pegue uma bala;

– Tape o nariz;

– Coloque a bala na boca e permaneça com o nariz tapado;

– Mastigue a bala por alguns segundos;

– Depois destape o nariz.

Em um primeiro momento, com o nariz tapado, é possível apenas sentir o gosto doce. Quando destapado, é possível sentir o sabor da bala (morango, uva, hortelã, entre outros), já que existe a interação ente o paladar e o olfato.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br