Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Chef indica receita de ragu de rabada com polenta para comemorar o Dia dos Pais | Imprensa

agosto/2019

Combinação da carne, do tomate, do alho e da cebola na receita confere o gosto umami ao prato.

Agosto de 2019 – No próximo domingo, dia 11, é comemorada uma das datas mais esperadas do ano: o Dia dos Pais. Essa celebração é sinônimo de família reunida e muita descontração. E neste dia único, vale mostrar nosso empenho em fazê-lo feliz e expressar que ele merece todo carinho do mundo.

Para ajudar nessa missão, Lisiane Miura, chef e nutricionista do Comitê Umami, traz uma dica de receita muito saborosa: ragu de rabada com polenta.

“A combinação da carne, do tomate, do alho e da cebola na receita confere o gosto umami ao prato, dando um toque de ‘quero mais’”, explica Lisiane, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda.

Confira o modo de preparo e surpreenda seu pai:

RAGU DE RABADA COM POLENTA

Ingredientes

4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média ralada
1 peça de rabo bovino (1,5 kg)
1 e meia colher (chá) de sal
1 folha de louro
1,5 L de água
4 tomates médios e maduros, sem pele e sem sementes (720 g)
2 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de salsa picada
2 xícaras (chá) de fubá

 

MODO DE PREPARO

Em uma panela de pressão, coloque 2 colheres (sopa) de óleo, a cebola, a carne, 1 colher (chá) do sal e o louro, e refogue em fogo alto por 15 minutos, ou até começar a dourar.
Junte 2 e meia xícaras (chá) de água (500 ml) e deixe cozinhar, em fogo médio, por 40 minutos após o início da fervura.
Retire do fogo e espere a pressão ceder para abrir a panela. Coe o caldo, reservando-o em outra panela e desfie a carne com o auxílio de um garfo.
Ainda na panela de pressão, coloque o óleo restante, o tomate, o alho, a salsa e a carne desfiada, e refogue por aproximadamente 5 minutos, ou até o tomate começar a desmanchar. Reserve aquecido. Leve o caldo da carne mais o restante da água ao fogo médio, adicione o sal restante e o fubá, de uma só vez, e mexa por 10 minutos, ou até estar cozido. Sirva a polenta com o ragu de rabada.
Rendimento: 8 porções.
Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: