Ingrediente típico do mês leva o gosto umami ao seu arraiá.

 

Junho de 2019 – Quando chega o mês de junho todo o Brasil já se anima. Com o arraiá batendo na porta, é hora de preparar a decoração e juntar as melhores receitas típicas de festa junina. Considerada a segunda maior comemoração do país – perdendo apenas para o Carnaval – a celebração foi trazida pelos portugueses no período de colonização.

A data também conta com os ingredientes mais amados pelos brasileiros, sendo um deles o milho, alimento que confere o gosto umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. A nutricionista do Comitê Umami, Marília Zagato, afirma que o milho é uma ótima pedida, já que é fácil de encontrar e agradar a todos os paladares. “Assim como outros alimentos que proporcionam o umami, o milho realça o sabor das preparações”, explica.

E para a festividade, Marília separou uma receita de curau de milho verde, uma saborosa pedida para preparar e se deliciar.

 

CURAU DE MILHO VERDE TRADICIONAL

Ingredientes

8 espigas médias de milho-verde (1,1 kg)

3 xícaras (chá) de leite (750 ml)

2 xícaras (chá) de açúcar (350 g)

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Canela em pó a gosto (para polvilhar)

 

Modo de Preparo

1) Debulhe as espigas de milho com o auxílio de um ralador ou faca afiada. Coloque topa da polpa no copo do liquidificador, junte metade do leite e bata em potência alta, por 3 minutos, ou até triturar bem. Passe por uma peneira e pressione com as costas de uma colher para extrair o máximo de líquido.

2) Transfira o líquido peneirado para uma panela e acrescente o leite restante, o açúcar e a manteiga.

3) Coloque a massa peneirada em uma panela e coloque o leite, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos, ou até obter um caldo espesso.

4) Retire do fogo, transfira para uma tigela e, por cima, polvilhe com canela.

5) Leve à geladeira até firmar. Sirva gelado.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br