Queijo mascarpone leva o gosto umami para a sobremesa italiana.

 

Junho de 2019 – Sempre uma data especial para os mais românticos, o Dia dos Namorados, comemorado hoje, dia 12, é uma ótima oportunidade para surpreender a pessoa amada, seja com um presente ou um jantar especial.

Para deixar este momento ainda mais doce, o Comitê Umami, organização responsável pela divulgação do quinto gosto básico do paladar humano, separou uma receita de Tiramisu. A sobremesa típica italiana leva, no queijo mascarpone, o toque umami.

Tome nota da receita e surpreenda a pessoa amada neste dia!

 

TIRAMISU

Ingredientes

6 ovos (claras e gemas separadas)

1 xícara de chá de açúcar (200 g)

1 e meia xícara (chá) de creme de leite fresco gelado (300 ml)

400 g de queijo mascarpone em temperatura ambiente

3 xícaras (chá) de café preparado, sem adoçar, frio (600 ml)

Meia xícara (chá) de conhaque ou o licor de sua preferência (100 ml)

3 pacotes de biscoito champanhe (450 g)

100 g de chocolate em pó (50 % de cacau)

 

Modo de Preparo

1) Na tigela da batedeira, coloque as claras e bata até espumarem. Junte metade do açúcar e continue batendo até obter picos firmes. Reserve.

2) Em outra tigela, coloque as gemas previamente peneiradas e junte o açúcar restante. Bata com a batedeira até obter um creme claro e leve. Reserve.

3) Em um terceiro recipiente, coloque o creme de leite e bata, na velocidade média, até obter picos moles (consistência mais firme, porém, com aspecto “molhado”).

4) Junte o creme de gemas batido e o mascarpone ao creme de leite e continue batendo, em velocidade média, até ficar homogêneo.

5) Por último, acrescente as claras batidas reservadas e misture cuidadosamente com uma espátula, até ficar uniforme.

Montagem

1) Em uma tigela média, misture o café com o conhaque (ou o licor de sua escolha) e umedeça ligeiramente cerca da metade dos biscoitos champanhe.

2) Acomode-os em uma travessa grande de sobremesa, forrando todo o fundo. Cubra com metade do creme e alise a superfície com uma espátula.

3) Polvilhe metade do chocolate em pó e repita a operação com o restante de biscoitos, creme batido e chocolate em pó.

4) Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por, no mínimo, 4 horas. Depois, está pronto para servir!

Rendimento:10 porções.

Tempo de preparo: 40 minutos.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br