Pós doutoranda em nutrição pelo Hospital Israelita Albert Einstein explica que alimentação está relacionada à qualidade de vida e ao bem-estar.

 

Abril de 2019 – Cansaço, irritabilidade e baixo-astral podem estar associados à alimentação. Por isso, investir em uma boa dieta, além de contribuir para uma vida mais saudável, pode ser uma ótima alternativa para melhorar a qualidade de vida e o humor.

A pós doutoranda em nutrição pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Ilana Elman Grinberg, explica que a ingestão de determinadas substâncias presentes em alguns alimentos, como potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio e selênio, por exemplo, podem auxiliar na redução do estresse e ocasionar a sensação de bem-estar. “Além desses benefícios citados, grande parte desses nutrientes conta com diversos auxiliadores para o sistema imunológico, renovação celular e produção de energia corpórea”.

A especialista ressalta que muitos desses alimentos que podem influenciar de forma positiva o bem-estar e o humor proporcionam o umami, o quinto gosto básico do paladar humano. “O aminoácido glutamato é um dos responsáveis pela sensibilidade ao umami e ele pode ser encontrado de forma natural em alimentos como carne, peixe, queijo, tomate e ovo”.

Outro segredo para melhorar o humor com a alimentação é a variedade e a adição de alimentos saudáveis, como hortaliças. “Entre outros benefícios, o consumo de hortaliças de forma adequada contribui para o bom funcionamento do organismo, fato que pode aliviar a tensão”.

Confira os benefícios de cinco alimentos listados por Ilana Elman Grinberg:

 

Laranja

Uma das frutas mais encontradas no Brasil durante todo o ano, a laranja é rica em vitamina C, substância que possui efeito anticatabólico, fundamental para os praticantes de atividade física. “Além de auxiliar na atividade física, o que já ajuda a melhorar o humor, a vitamina C, presente na fruta, é um potente antioxidante”.

 

Milho

Assado, cozido ou refogado, o milho sempre é uma ótima saída para um alimento prático e que ajuda a melhorar o humor. “Além de possuir de forma natural uma substância que possibilita a percepção do gosto umami em sua composição, o milho é rico em magnésio, substância que ajuda no relaxamento muscular, auxiliando no combate ao estresse”.

 

Chocolate

Quando o mau humor chega, um dos queridinhos é o chocolate. “O aminoácido triptofano, presente no chocolate, serve como produto de base para a serotonina, que tem ação no sistema nervoso central, resultando na sensação de bem-estar e melhorando o humor”.

 

Peixe

Além de serem alimentos saudáveis, muitos peixes, como o salmão, são umami. “Os peixes são ricos em ômega 3, substância que auxilia na melhora da memória, além de atuar no organismo em diferentes tecidos. Outro benefício dos peixes é a riqueza de vitaminas B2, B6 e B12”.

 

Banana

Seja amassada, com aveia e canela ou em sua forma original, a banana é sempre uma rápida e saborosa pedida. “Por ser um alimento com carboidratos, a fruta auxilia na produção de serotonina, além de contar com vitamina B6, importante na condução dos impulsos nervosos. A banana ainda contém sais minerais como potássio, magnésio e fósforo, que auxiliam na prática de atividade física”.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br