Chips de batata doce.

Nutricionista dá dicas de lanchinho para levar na bolsa e manter uma boa alimentação.

 

Fevereiro de 2019 – Fantasias, purpurinas, adereços e muita energia. Todo folião sabe que esses são os principais itens para curtir o Carnaval, mas, para aproveitar ao máximo a programação, é preciso cuidar da alimentação.

Graciela Vargas, nutricionista do Comitê Umami, organização responsável pela disseminação do quinto gosto, explica que ingerir alimentos muito pesados dificulta o processo de digestão e pode provocar sono. “Para curtir a maratona de bloquinhos sem perder o ânimo, a dica é levar na bolsa lanches práticos e saudáveis, além de caprichar na hidratação. Para garantir uma boa alimentação, preparar os lanches em casa é uma ótima opção para quem quer economizar”.

A especialista separou três dicas nas quais o folião pode apostar: chips de batata doce, frutas como maçã, uva e banana, que são de fácil armazenamento e transporte, e água de coco. “Os chips de batata doce, por exemplo, são super fáceis de preparar e ainda conferem saciedade. O folião pode armazenar as batatas em saquinhos e, para manter a crocância, pode fechá-los com aqueles arames encapados que vêm em embalagens de pão de forma”, finaliza a nutricionista.

Confira a receita e curta muito a folia!

 

CHIPS DE BATATA DOCE

INGREDIENTES

4 batatas doces médias descascadas (480g);
1 colher de sopa de azeite virgem (10g);
Alecrim a gosto;
Sal a gosto.

 

MODO DE PREPARO

1. Corte as batatas em fatias bem finas (alguns raladores trazem lâminas adequadas para esse tipo de corte).
2. Deixe de molho em água por 10 minutos, escorra e seque com papel absorvente.
3. Pincele as fatias de batata com azeite virgem e coloque-as em uma forma grande.
4. Leve ao forno alto, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar, virando na metade do tempo.
5. Polvilhe com sal, alecrim e sirva.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, veja os conteúdos do site e acompanhe também pelas redes sociais, Facebook e Instagram.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br