Foto de um filé de atum com gergelim.

Tradicional na virada de ano, o peixe é um prato simples e que impressiona os convidados.

Dezembro de 2018 – Adeus ano velho, feliz ano novo! 2018 está ficando no passado e está chegando a hora de comemorar os ótimos momentos vividos, levar todo o aprendizado com o que não deu tão certo e curtir, de maneira especial, a chegada de 2019 perto de pessoas queridas.

E para deixar a virada de ano ainda mais especial e saudável, a nutricionista Graciela Vargas, do Comitê Umami, organização responsável pela divulgação do quinto gosto básico do paladar humano, separou uma deliciosa receita de atum ao gergelim. De acordo com a nutricionista, o umami está presente nos peixes, deixando o prato ainda mais saboroso e com diversos benefícios à saúde. “O quinto gosto auxilia na digestão de proteínas, na redução de sódio e na manutenção da higiene bucal”, explica.

Confira o modo de preparo e tenha um feliz ano novo!

INGREDIENTES

3 colheres (sopa) de vinagre (45ml)
2 colheres (sopa) de mel (30g)
1 colher (sopa) de óleo de gergelim (15g)
¼ de colher (chá) de pimenta do reino moída na hora (1g)
4 postas de atum fresco (700g)
2 colheres (sopa) de sementes de gergelim (30g)
Sal a gosto1 pitada de pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, misture o vinagre, o mel, o óleo de gergelim, o sal e a pimenta. Reserve.

Salpique os dois lados do atum com um pouco de sal. Passe as postas no gergelim (espalhado no prato) e pressione delicadamente dos dois lados até cobrir bem.

Unte uma frigideira antiaderente e aqueça em fogo médio-alto. Acrescente o atum e cozinhe por 3 a 4 minutos de cada lado até que fique macio ao toque de um garfo.
Regue com o molho e sirva-se.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br