Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Aniversário de São Paulo: receita fácil e saborosa para comemorar os 465 anos da cidade | Imprensa

janeiro/2019

Aproveite a data para preparar um bauru em versão especial.

Janeiro de 2019 – Nesta sexta-feira (25), é comemorado o aniversário da cidade de São Paulo. E para celebrar a data, o Comitê Umami – organização responsável por divulgar o quinto gosto básico do paladar humano no Brasil – separou uma receita muito saborosa da culinária paulistana: bauru especial.

De fácil preparo, o ícone paulistano tem como base a carne vermelha, um ingrediente muito proteico, que proporciona o umami – o quinto gosto do paladar, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo – de forma acentuada, deixando a preparação ainda mais saborosa.

Confira a receita completa:

Bauru especial

Ingredientes

  • 4 pães tipo francês
  • 300 g de rosbife fatiado
  • 1 tomate médio cortado em rodelas (150 g)
  • 2 picles de pepino, em fatias
  • 2 xícaras (chá) de água (400 ml)
  • 150 g de queijo prato fatiado
  • 150 g de queijo suíço fatiado

Modo de preparo

Corte os pães ao meio, no sentido horizontal. Sobre uma das metades de cada pão, disponha o rosbife, o tomate e o picles. Reserve.

Em uma frigideira antiaderente grande, coloque a água e leve ao fogo baixo para aquecer. Quando a água começar a borbulhar, junte o queijo prato e o queijo suíço e vá misturando com um garfo até que os queijos derretam e formem uma massa uniforme e elástica. Escorra, desprezando todo o excesso de líquido que restou na frigideira. Distribua o queijo sobre as outras metades de pão, feche os sanduíches e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções.
Tempo de preparo: 10 minutos.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA’

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: