Com apenas 1/3 da quantidade de sódio presente no sal de cozinha, o glutamato monossódico pode ser um aliado da alimentação.

Novembro de 2018 – A utilização do sal é um dos grandes dilemas na cozinha, pois esse ingrediente deixa a refeição mais saborosa, mas possui grande quantidade de sódio. Nesse contexto, o glutamato monossódico, chamado de MSG, aparece como um aliado na hora de preparar uma refeição.

De acordo com a nutricionista Mariana Rosa, do Comitê Umami, organização responsável pela divulgação do quinto gosto básico do paladar humano, o glutamato monossódico possui somente 1/3 da quantidade de sódio presente no sal de cozinha. “Em 1g de MSG encontramos 123 mg de sódio, enquanto o sal, em mesma quantidade, apresenta 388mg”, explica.

Além de possuir menos sódio, o glutamato monossódico é uma das fontes do ácido glutâmico, que está presente de forma natural em alimentos como carnes, tomates, queijos e cogumelos. “Por ser a forma industrializada do glutamato, o MSG também ajuda a conferir ao alimento o gosto umami, percebido pelos receptores mGlur4, T1R1 e T2R3 da língua, que enviam os sinais para o cérebro e levam a pessoa a identificar esse gosto”, destaca Mariana.

Para a correta utilização e redução de sódio, a nutricionista dá a dica: o ideal é utilizar metade de glutamato monossódico e metade de sal. Por exemplo, se você utiliza uma colher de chá de sal na preparação de 500 g de arroz, deve equilibrá-la com ½ de sal (2,5 g) e ½ de glutamato monossódico (2,0 g).

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br