Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Chef indica 7 pratos saborosos ao redor do mundo | Imprensa

novembro/2018

Lisiane Miura conta qual é a característica comum dos ingredientes utilizados.

Novembro de 2018 – Sem dúvida a gastronomia é um dos pontos mais marcantes de uma região e o preparo de cada prato pode remeter às tradições e à cultura de um determinado local. Apesar de suas características peculiares e distintas, as iguarias ao redor do mundo são capazes de agradar diversos paladares, tornando-se conhecidas mundialmente.

A chef de cozinha e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, explica que essa aceitação acontece devido à escolha dos alimentos que compõem a receita. “Diversas preparações saborosas do mundo todo levam ingredientes que conferem o umami, o quinto gosto básico do paladar humano”, explica a chef.

Tomates, queijos, milhos, carnes bovinas e suínas são alguns exemplos tradicionais de alimentos umami. “O gosto está presente em todas as culturas do mundo. Quando experimentamos um prato típico, percebemos o umami por meio do aumento da salivação e da permanência deste gosto por mais tempo na boca”, ressalta Lisiane.

Confira abaixo uma lista de sugestões com pratos típicos e viaje pelo mundo!

Brasil

Há umami em diversos pratos típicos do Brasil como a feijoada, o vatapá, o bobó de camarão, o acarajé, o baião de dois, o pato no tucupi, o empadão goiano e o churrasco, preparações tradicionais e que são preferência nacional. São tantas opções que fica difícil selecionar só uma.

Espanha

Experimentar a comida regional é uma parte essencial de qualquer viagem e uma deliciosa maneira de entrar em contato com uma nova cultura. Também conhecido como cozido espanhol, o Puchero é uma receita que utiliza alimentos ricos em umami em suas preparações. A mistura de carne suína e bovina é de dar água na boca!

Portugal

Ingrediente clássico da culinária portuguesa, o bacalhau foi descoberto no século XV. Hoje, o alimento é conhecido como “fiel amigo” dos portugueses, os maiores consumidores da bacalhoada tradicional, que conta com alimentos umami, como tomate, cebola, ovos, batatas e, claro, o próprio bacalhau.

Suíça

Originada na Suíça durante a Segunda Guerra Mundial, a fondue foi criada pelos camponeses produtores de leite e fabricantes de queijo, que utilizavam o resto dos produtos para preparar este prato simples, saboroso e quente, já que a região possui um inverno rigoroso. Além de delicioso, o queijo é um ingrediente muito versátil e que proporciona o gosto umami.

Itália

Nos países da Europa, principalmente na Itália, queijos e molho de tomate, ricos em umami, fazem parte do hábito alimentar. É possível encontrar essa perfeita união em um prato de macarronada, que, além de muito saboroso, é uma excelente pedida para uma refeição tipicamente europeia.

Japão

O sushi, prato que combina peixe e arroz, surgiu na culinária japonesa pela necessidade de armazenamento de peixe cru. O arroz cozido auxilia na conservação dos peixes por mais dias, por conta da liberação do ácido acético e láctico. A iguaria, na forma que conhecemos hoje, nasceu nas mãos do cozinheiro Hanaya Yohei e, após sua popularização, sofreu alterações e ganhou o acréscimo da alga.

Estados Unidos

Hambúrguer: o queridinho de muitas nações surgiu, segundo a história mais tradicional, nos Estados Unidos. Mas, não foram os americanos que inventaram a combinação de pão com bife de carne moída, e sim os alemães, que chegavam do Porto de Hamburgo durante a segunda metade do século XIX. Além das carnes, que são utilizadas para preparar os hambúrgueres, os complementos, como queijo e tomate, também conferem o gosto umami.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: